São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã nega ter envolvimento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Irã não está envolvido nos combates que estão em curso no norte do Iraque, disse ontem Mahmud Mohammadi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano.
O Partido Democrático Curdo, de Massoud Barzani, acusou ontem o Irã de enviar 13 mil homens, armas pesadas e munição para a União Patriótica Curda.
Segundo Barzani, em declarações dadas no domingo, a própria vanguarda da atual ofensiva da UPC é de soldados iranianos, com os milicianos curdos apenas dando apoio.
Mohammadi acusa Barzani de tentar "desviar a atenção da comunidade internacional de sua cumplicidade com o Exército iraquiano".
Para Jalal Talabani, líder da UPC, Barzani "está acabado politicamente e seu fim militar está muito próximo, a não ser que Saddam Hussein intervenha".
Em declarações ao jornal em árabe de Londres "Al-Hayat", Talabani disse não acreditar, no entanto, que o "Iraque se lance em aventuras militares fora dos subúrbios de Arbil".
Talabani disse que a artilharia iraquiana entrou nos combates contra sua milícia no sábado, antes da queda de Suleimania. A artilharia iraquiana bombardeou a rota entre Suleimania e Kirkuk, afirmou.

Texto Anterior: Curdos pró-Saddam perdem mais território
Próximo Texto: Turquia pode vetar a expansão da Otan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.