São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia pode vetar a expansão da Otan

Ancara pressiona para ser parte da UE

CHRISTOPHER BELLAMY
DO "THE INDEPENDENT", EM ANCARA

A Turquia poderá vetar a expansão da Otan (aliança militar ocidental) se a sua antiga ambição de fazer parte da União Européia Ocidental (UEO) for negada, afirmaram conselheiros do governo.
Os turcos acreditam que, fazendo parte da UEO -fórum de política e segurança comum que reúne dez países europeus-, poderão estar a um passo de uma possível integração na União Européia.
A Turquia está irritada com a rapidez com que a Otan se preparou para admitir novos países do Leste Europeu, sem consultar Ancara.
Embora a Turquia tenha expressado sua insatisfação até agora nos meios diplomáticos, a semana passada foi marcada por um significativo aumento do desagrado dos turcos, que consideram como injusta a exclusão de seu país nas mesas de negociações da Otan.
A conferência de Antalya, realizada semana passada, sobre segurança e cooperação foi destinada à discussão da expansão de órgãos de segurança européias.
A ex-primeira-ministra Tansu Çiller abriu a reunião dizendo: "Nos processos de expansão da Otan, a União Européia e a UEO poderão ser envolvidas em uma discussão paralela. Não é justificável que seja negado à Turquia, um aliado do ocidente há 44 anos, uma perspectiva européia ao mesmo tempo em que a Otan concluiu sua ampliação".
Segundo Çiller, os embaixadores turcos na Otan poderão dificultar negociações, sugerindo que seu país vai recusar a ampliação.
A decisão de admitir novos membros na Otan tem de ser ratificada pelos 16 países-membros do órgão, que é liderado pelos EUA.
"Precisamos da Europa e a Europa precisa de nós", disse Bayan Mustafá Kalemli, presidente da Grande Assembléia Nacional. "Não testem a nossa paciência."
O que os turcos particularmente esperam é que com os novos países da Otan, talvez 1999, a União Européia ganhe também novos membros em 2002.

Texto Anterior: Irã nega ter envolvimento
Próximo Texto: Taleban admite perdas e prepara defesa da capital do Afeganistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.