São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo de SP quer introduzir robusta no Estado

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Agricultura de São Paulo quer introduzir o café robusta no Estado como alternativa econômica para regiões onde o arábica está em declínio.
Estudo do IEA (Instituto de Economia Agrícola), ligado à secretaria, aponta a viabilidade do robusta nas partes central e oeste do Planalto Paulista e em pequenas áreas do Vale do Ribeira.
Nessas regiões o cultivo do arábica, tipo de café mais produzido no Brasil, foi prejudicado pela falta crônica de água e pela incidência de nematóides, entre outros problemas.
No caso do Vale do Ribeira, outras opções agropecuárias têm se mostrado limitadas.
O robusta, segundo o estudo, tem como vantagens o menor custo de produção, a resistência a doenças, como a ferrugem, a pragas, como os nematóides, e a períodos curtos de seca.
A introdução do robusta, dizem os técnicos, propiciaria a recuperação da agroindústria e do setor de serviços em cidades que contam com infra-estrutura agrícola e industrial para a atividade cafeeira.
Os negócios com robusta no Estado poderiam alcançar US$ 160,5 milhões anuais.
Técnicos da Secretaria da Agricultura estão à procura de parceiros para o plantio do robusta.

Texto Anterior: Retenção de café eleva lucro do produtor
Próximo Texto: Mortalidade cai 20% em seis anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.