São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lerner defende convocar plebiscito

Medida serviria para legitimar o processo

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O governador do Paraná, Jaime Lerner (PDT), defende a convocação de um plebiscito nacional para decidir sobre a adoção ou não da reeleição para cargos executivos, como prefeitos, governadores e presidente da República.
Lerner disse ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que quer a aprovação do instituto da reeleição, mas pela via do plebiscito, "para fugir do casuísmo de articulações fisiológicas".
Segundo o governador do Paraná, um plebiscito nacional sobre a reeleição iria legitimar o processo, "mostrando a realidade nua e crua, com o endosso popular".
A adoção dessa forma de consulta ao eleitorado serviria, de acordo com Lerner, para que a tese da reeleição em todos os níveis fosse legitimada pela população, "fugindo de ser aprovada como se fosse um acerto de contas em Brasília".
O governador é apontado como um possível candidato à sucessão de Fernando Henrique Cardoso.

Texto Anterior: Grupo especial apura caso
Próximo Texto: Congresso é fórum para debate, diz FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.