São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem fazenda no Pontal

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Sem-terra invadiram ontem de manhã uma área da fazenda São Domingos I, em Sandovalina (640 km a oeste de São Paulo). É a segunda invasão em uma semana.
A ação ocorreu um dia após o enterro de Marcelo Negrão, dono da fazenda Santa Rita, no Pontal do Paranapanema. Negrão era contra a reforma agrária e foi um dos organizadores da UDR (União Democrática Ruralista) na região.
Segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), os invasores entraram na fazenda São Domingos com três tratores e começaram a preparar a terra para o plantio de milho e mandioca.
A ação teria sido feita por cem pessoas. À tarde, porém, somente um sem-terra permanecia na área, arando a terra para o plantio.
Segundo a Agência Folha apurou, os outros sem-terra retornaram para o acampamento de Taquaruçu, perto de Sandovalina, convocados pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para fazer o cadastramento para o sorteio de lotes.
O Incra e o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) vão selecionar as famílias a serem assentadas em fazendas que estão sendo desapropriadas no Pontal do Paranapanema.
A São Domingos I é uma das fazendas que devem ser desapropriadas. A negociação com seu dono, Oswaldo Fernandes Paes, vem ocorrendo há várias semanas.
Hoje, o superintendente estadual do Incra, Jonas Villas Bôas, e a coordenadora do Itesp, Tânia Andrade, fazem mais uma rodada de negociações com Paes para definir a desapropriação da fazenda.
Ontem, Villas Bôas negociou em Presidente Prudente com os proprietários das fazendas Água Limpa, de Presidente Bernardes, e Liberdade, de Caiuá.
Após um mês de negociações, apenas Joel Amaro Mascarenhas, dono da fazenda Bom Pastor (2.631 hectares), concordou em aceitar as propostas do governo.

Texto Anterior: Collor quer tentar a Presidência em 98
Próximo Texto: Famílias ameaçam promover saques
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.