São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona-de-casa é internada em Franca por picada de escorpião

DA FOLHA NORDESTE

A dona-de-casa Sandra Luzia Borges, 27, foi internada na madrugada de ontem na CTI (Central de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Franca (401 km de São Paulo) após ser picada por um escorpião em sua casa, no bairro Recanto Elimar.
Segundo o médico Edson Teixeira de Abreu, 42, que atendeu a paciente, o caso foi considerado "grave". Ela foi picada no pé.
Na última terça, um bebê de 11 meses morreu vítima de uma picada de escorpião na cidade.
"Algumas horas depois da picada, Sandra apresentou sonolência, formigamento nas pernas e diplopia (visão borrada e dupla)", disse Abreu.
Ainda segundo Abreu, picadas em adultos não costumam apresentar efeitos sérios.
"Devido ao fato de não estar bem, a paciente foi internada na CTI e deve continuar durante uns dois dias em observação", disse.
Clima propício
Segundo o secretário da Saúde de Franca, Pedro José Olivito Lancha, 32, o clima da cidade é muito propício para o surgimento de escorpiões.
"Com esses dois acontecimentos tão incomuns, vamos intensificar os trabalhos da Vigilância Sanitária", disse Lancha.
Segundo o diretor da vigilância sanitária de Franca, Alexandre Augusto Ferreira, 28, a cidade ganhou intensivas operações da vigilância, desde 1995, época em que houve um grande aumento do número de reclamações de aparecimento de escorpiões.
Para ele, os locais com maior incidência são o centro e o bairro Elimar. "O centro está passando por uma troca de canalização do córrego central, provocando a saída dos escorpiões. No bairro Elimar o problema é a quantidade de terrenos baldios e falta de rede de esgoto", disse Ferreira.

Texto Anterior: Encontro de cientistas na USP faz homenagem a geógrafo
Próximo Texto: Médico confirma alta para esta semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.