São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro de cientistas na USP faz homenagem a geógrafo

DA REPORTAGEM LOCAL

O processo de globalização da economia vem fazendo com que o Brasil atravesse um processo de fragmentação, ao mesmo tempo em que a nação está se reconstruindo por meio das cidades.
A idéia de que as cidades são a nova nação foi a principal tese defendida por Milton Santos, geógrafo e professor da USP (Universidade de São Paulo), durante sua conferência sobre o tema, no encontro internacional "O Mundo do Cidadão - Um Cidadão do Mundo", que se encerra hoje.
O encontro, que desde domingo reúne cientistas de vários países no anfiteatro da geografia, na USP, é uma homenagem ao geógrafo, que há 13 anos é professor da universidade.
No ano passado, Santos recebeu o prêmio "Vautrin Lud", concedido na França aos pesquisadores que mais se destacam nas ciências humanas.
Em maio, ele completou 70 anos e se aposentou, sendo eleito professor emérito.
"Nas universidades do mundo inteiro, os professores que se aposentam compulsoriamente aos 70 anos são homenageados", explica Maria Adélia de Souza, 56, professora titular da USP e organizadora do encontro.
Além da homenagem, a intenção de "resgatar o papel do professor e promover a sua valorização nesses tempos de burocratização" foi, segundo a organizadora, outro objetivo do seminário.
Em entrevista à Folha, Santos criticou "a invasão da burocracia nas universidades".
Essa seria a razão do comportamento homogêneo dos professores, que, segundo ele, é incompatível com a atividade intelectual.
O encontro marcou também o lançamento de três livros, entre eles "A Natureza do Espaço - Técnica e Tempo, Razão e Emoção", de autoria do próprio homenageado.

Texto Anterior: STF julga hoje liminar da UNE contra 'provão' nas faculdades
Próximo Texto: Dona-de-casa é internada em Franca por picada de escorpião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.