São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que faz o sistema público de emprego

1 - Intermediação de mão-de-obra
Objetivo - Colocar o trabalhador em contato com as vagas oferecidas pelo setor produtivo, o que reduz os custos do desemprego, tanto do ponto de vista do desempregado como da economia como um todo.
2 - Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos -
Objetivo - Garantir uma força de trabalho com requisitos educacionais e profissionais mínimos exigidos pela tecnologia vigente.
3 - Aconselhamento Vocacional
Objetivo - Diagnosticar problemas, principalmente junto aos desempregados, em busca de alternativas de recolocação e reemprego, bem como aconselhar o trabalhador sobre a existência de novas ocupações.
4 - Mobilidade do Trabalho -
Objetivo - Contribuir para minimizar o desemprego por meio do estímulo à mobilidade do trabalhador tanto por setor da economia como por regiões do país.
5 - Informações para o mercado de trabalho -
Objetivo - Fornecer estatísticas para alimentar as políticas públicas na área do trabalho, bem como permitir ao setor produtivo informar-se sobre o perfil da oferta de trabalhadores.

Fonte - José Paulo Zeetano Chahad, assessor especial do Ministério do Trabalho e professor titular da Faculdade de Economia e Administração da USP.

Texto Anterior: Chance de emprego cai 10 pontos desde 86
Próximo Texto: Empresas vão ter escolas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.