São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Red Hot in Rio' traz clássicos da MPB em versões modernas

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos mais bem-sucedidos projetos beneficentes, a série "Red Hot" lança hoje nos EUA o seu mais novo CD, o "Red Hot + Rio".
O CD é uma compilação de clássicos da MPB, em particular da bossa nova, interpretados por artistas brasileiros e internacionais. São 20 músicas em gravações inéditas.
"Corcovado", uma deliciosa versão drum'n'bass do Everything but the Girl e cantado em português por Tracey Thorn, é uma das pérolas do disco.
Mas "Red Hot + Rio" traz muito mais: duplas acertadas, como David Byrne e Marisa Monte, que cantam "Águas de Março" em português e inglês, e inusitadas, como a dupla dance PM Dawn cantando lado a lado de Flora Purim e Airto Moreira em "Non-Fiction Burning", e o DJ brasileiro Carlos Soul Slinger (radicado nos EUA) remixando em estilo techno/jungle a versão de "Maracatu Atômico", de Chico Science.
O disco traz também Antonio Carlos Jobim e Sting cantando "Insensatez", Cesária Évora, Caetano Veloso e Ryuichi Sakamoto interpretando "É Preciso Perdoar" e a banda franco-inglesa Stereolab com o flautista jazz Herbie Mann, com "Samba de uma Nota Só".
Duas personalidades ficaram de fora do CD. Bjõrk, que retirou sua versão de "Travessia" para inseri-la no seu novo CD, e Gal Costa, que deveria cantar "Água de Beber" em parceria com a banda inglesa Incognito. Os ingleses optaram pela pouco conhecida Anna Caram.
O projeto "Red Hot" combate a Aids no mundo inteiro, arrecadando fundos para pesquisas e campanhas de prevenção.
Seu primeiro lançamento foi "Red Hot + Blue" (1990), que reunia músicas de Cole Porter interpretadas por artistas pop. Depois vieram "Red Hot + Dance", "Red Hot + Country" e "Red Hot + Cool".
O dinheiro arrecadado com as vendas de "Red Hot + Rio" será destinado a ajudar a pesquisa da Aids no Brasil.
Em novembro, o projeto realiza três festas em Hamburgo, Colônia e Berlim, na Alemanha, tendo como convidados o DJ Renato Lopes e Bebel Gilberto. Eles se apresentam nos dias 21, 22 e 24, ao lado de Crystal Waters, DJ Pheerce e Eric de Clark, entre outros.
As novas versões prosseguem com o grupo de reggae Mad Professor e sua impressionante versão em dub (ritmo reggae mais lento e sem vocais) de "Orfeu do Carnaval", com a diva dance Crystal Waters cantando "The Boy from Ipanema" e com uma inédita interpretação de Bebel Gilberto com Cazuza em "Preciso Dizer que te Amo".
A beleza do disco, assim como em todos os "Red Hot", são as interpretações inéditas. Aqui, além das parcerias acertadas e da inclusão de artistas de todos os estilos, os arranjos e/ou remixes injetam alma nova na MPB.

Texto Anterior: Filosofia passa por 'crise de complexidade'
Próximo Texto: Fãs de Renato Russo produzem CD-ROM sobre Legião Urbana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.