São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda 97 celebra a volta da feminilidade

ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A PARIS

Fecham-se as cortinas do circo do prêt-à-porter de Paris. Depois de nove dias de desfiles, terminam hoje oficialmente os lançamentos das coleções de primavera-verão 97 na cidade.
As roupas mostradas aqui voltam para seus show-rooms e ateliês, onde vão ser feitas as encomendas, por parte dos compradores. Na arara, prontas para a venda ao varejo, só em janeiro.
Os editores de moda de todo o mundo seguem agora para Nova York -onde o picadeiro já pega fogo - para os desfiles que começam dia 27 de outubro.
Lá, o marketing é pesado, a ênfase é no consumidor e a imagem é que conta, contra o blablablá da criação. Nova York investe forte e, junto com Milão, tem ganho espaço efetivo.
Em Paris, a temporada deixa pontos de partida e pistas para a moda desta segunda metade dos anos 90. É a estação que celebra a volta da feminilidade como aspecto principal.
Para tanto, a silhueta fluida, solta e alongada é a arma principal, tendo o vestido como munição. Cada estilista trabalha, assim, o seu. E o modo como eles o interpretam dá margem tanto para o exercício de seu estilo quanto para a persona da roupa, para diferentes mulheres e consumidoras.
O jérsei e seus similares ganham status de estrelas. O espírito despojado do material tem tudo a ver com a nova atitude da moda. As estampas geométricas da outra estação deixam espaço apenas para flores e mais flores.
O que importa mesmo agora é ser transparente -do jeito que for. Seja em telas (usadas com sensualidade e parcimônia) ou nos imbricados movimentos da tecnologia têxtil, que trazem à mulher a possibilidade de sugerir sem mostrar tudo; revelar sem exibir. Como convém, aliás, ao novo espírito romântico.
Também uma temporada de formas, com muitas túnicas, calças retas e pantalonas como peças-chave. Reina também a assimetria, nas partes de cima de vestidos, nos recortes, decotes e nas camisas. Saias e vestidos têm muitas vezes as pontas de um lado só que vão também se transformar em item de reconhecimento para esta temporada.
Isto é romance, isto vai ser o verão 97.

Texto Anterior: FHC aposta na modernização da mesma coisa
Próximo Texto: PLANETA FASHION
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.