São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996 |
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Moda 97 celebra a volta da feminilidade
ERIKA PALOMINO
As roupas mostradas aqui voltam para seus show-rooms e ateliês, onde vão ser feitas as encomendas, por parte dos compradores. Na arara, prontas para a venda ao varejo, só em janeiro. Os editores de moda de todo o mundo seguem agora para Nova York -onde o picadeiro já pega fogo - para os desfiles que começam dia 27 de outubro. Lá, o marketing é pesado, a ênfase é no consumidor e a imagem é que conta, contra o blablablá da criação. Nova York investe forte e, junto com Milão, tem ganho espaço efetivo. Em Paris, a temporada deixa pontos de partida e pistas para a moda desta segunda metade dos anos 90. É a estação que celebra a volta da feminilidade como aspecto principal. Para tanto, a silhueta fluida, solta e alongada é a arma principal, tendo o vestido como munição. Cada estilista trabalha, assim, o seu. E o modo como eles o interpretam dá margem tanto para o exercício de seu estilo quanto para a persona da roupa, para diferentes mulheres e consumidoras. O jérsei e seus similares ganham status de estrelas. O espírito despojado do material tem tudo a ver com a nova atitude da moda. As estampas geométricas da outra estação deixam espaço apenas para flores e mais flores. O que importa mesmo agora é ser transparente -do jeito que for. Seja em telas (usadas com sensualidade e parcimônia) ou nos imbricados movimentos da tecnologia têxtil, que trazem à mulher a possibilidade de sugerir sem mostrar tudo; revelar sem exibir. Como convém, aliás, ao novo espírito romântico. Também uma temporada de formas, com muitas túnicas, calças retas e pantalonas como peças-chave. Reina também a assimetria, nas partes de cima de vestidos, nos recortes, decotes e nas camisas. Saias e vestidos têm muitas vezes as pontas de um lado só que vão também se transformar em item de reconhecimento para esta temporada. Isto é romance, isto vai ser o verão 97. Texto Anterior: FHC aposta na modernização da mesma coisa Próximo Texto: PLANETA FASHION Índice |
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