São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira as posições em jogo

EDSON DOS SANTOS MOREIRA; ELDERCLEI REGIS REAMI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Algumas empresas, como Sun e suas parceiras, encaram o binômio Java-Internet como uma nova plataforma de desenvolvimento e um novo modelo para a criação de software independente de ambiente.
Já a Microsoft vê o "Java" como mais uma linguagem de programação para criar aplicações que funcionem com o "Windows" -tanto que o "Visual J++" permite a inclusão de controles ActiveX (os antigos controles OLE) e COM, que não podem ser executados em nenhum outro sistema operacional atualmente.
Há um grande ceticismo em relação à posição da Microsoft.
Mas, hoje, tudo indica que, se a Sun e suas parceiras não trabalharem rápido para fornecer uma interface de programação mais estável, com ferramentas de produção melhores e mais rápidas e um conjunto de elementos de interfaces (botões, caixas de diálogo etc.) melhores, a Microsoft vai ganhar mais essa fatia do mercado.
A Microsoft tem a seu favor uma grande quantidade de controles ActiveX disponíveis, uma base grande de profissionais que desenvolvem aplicações para "Windows" e uma enorme quantidade de usuários ávidos por obter mais e melhor de suas aplicações, inclusive das páginas da Web.
A Sun, por seu lado, está fazendo um bom trabalho na nova versão do "JDK", a 1.1.
Ela deve incluir acesso a bancos de dados, chamada de procedimentos remotos e melhorias na performance de alguns componentes.
O "JDK" foi criado sem intenções de uso profissional (o que talvez justifique o seu baixo desempenho comparado com o "J++"). A Sun está lançando o "Java Workshop para Windows NT/95", um outro ambiente de desenvolvimento -não foi incluído na comparação por não o termos disponível para ambiente Microsoft.

Texto Anterior: Entenda por que o 'Java' ficou tão famoso
Próximo Texto: Sun anuncia chip especial para "Java"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.