São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda por que o 'Java' ficou tão famoso

EDSON DOS SANTOS MOREIRA; ELDERCLEI REGIS REAMI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O "Java" é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Sun.
Isso significa que cada elemento do programa em desenvolvimento é tratado como um objeto, podendo ser modificado ou trocado de lugar de forma independente.
Os principais objetivos dos projetistas da linguagem eram a simplicidade, o tamanho reduzido, e a portabilidade para vários sistemas operacionais ou plataformas.
Com o "Java" é possível construir praticamente qualquer programa que poderia ser desenvolvido com linguagens como "Basic", "Pascal" ou "C".
Programinhas
Também é possível criar algo que tem se tornado uma peça importante no mundo da informática: Java Applets.
Um applet (app das iniciais de aplicação em inglês, let do sufixo pequeno em inglês) é um programa interativo e dinâmico que é disparado de dentro de uma web page e que funciona com um navegador com capacidades Java, tais como "Netscape" (a partir da versão 2.0), "HotJava", da Sun, ou "Internet Explorer" (a partir da versão 3.0), da Microsoft.
A criação de um applet envolve a escrita do programa em "Java" e a inserção de uma referência sua numa página da Internet.
Quando um usuário chega àquela página usando um navegador com capacidades Java, o código armazenado na página é carregado para a máquina local e executado por meio de um módulo chamado Java Virtual Machine, que interpreta o código recebido.
O usuário pode então interagir com o applet da mesma maneira (e com velocidade similar) que interage com outros aplicativos locais.
Os problemas de congestionamento da rede apenas influem na transferência do programa.
Esse modelo é bastante apropriado para pequenas aplicações, propiciando a transferência em um tempo curto. É o caso das animações, por exemplo.
Quando a página do servidor é acessada, o programa de animação é transferido e funciona na máquina do usuário, livrando a rede da carga de transferência dos dados de atualização das telas.

Para saber mais - Endereços na Internet: http://www.microsoft.com/java (para referências sobre "Java" na Microsoft); http://java.sun.com (página de referência de "Java"); http://home.netscape.com (a casa do navegador mais popular); http://www.webfayre.com (comparações de implementações de "Java"); http://www.symantec.com (informações sobre a linha de produtos "Java" dessa companhia)

Texto Anterior: Saiba como foi o teste
Próximo Texto: Confira as posições em jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.