São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microfone não funciona

* "Uso um microcomputador Pentium da Compaq, modelo Presario 5.226, com placa fax/modem de 14,4 mil bps viva voz, microfone embutido e 'Windows 95'. Instalei o programa 'InternetPhone', mas não consigo fazê-lo funcionar corretamente. Quando faço uma conexão, ouço a voz do meu interlocutor, mas não consigo ser ouvido por ele."
Valfran dos Anjos (via Internet)

Resposta
Pode ser um problema simples, como o microfone estar desabilitado. Nesse caso, verifique no mixer da placa de som se a opção de microfone está enable. Se estiver, habilite e reinicialize o micro.
Existem também vários tipos de microfone e você pode estar usando um que não serve para o seu modem -eu tive o mesmo problema e era o microfone- por ter um ganho muito pequeno.
Ganho para o microfone é como potência para o motor de um automóvel. Quanto mais alto o ganho, mais alto é o som da fala, mas mais baixa é a qualidade de transmissão. O ganho é medido em db.
Você descobre isso nas especificações técnicas da placa de som, que diz quais são os microfones compatíveis com ela e qual o ganho necessário para uma boa transmissão.
Outra possibilidade é a configuração do programa "InternetPhone" ou da placa de som estar incorreta.
Verifique se a configuração está de acordo com o manual.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644.
E-mail:±informatica@uol.com.br.

Texto Anterior: Saída de som não funciona
Próximo Texto: Programas aceleram distribuição de informações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.