São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD propõe viagem pela imaginação

Qualidade é prejudicada por erros de português

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Flash, o vagalume, é o guia de uma agradável viagem pela imaginação em "Imaginemos", CD-ROM infantil da New World Interactive agora em português.
A viagem começa em um sótão cheio de objetos. A brincadeira é clicar em tudo, já que o cursor não dá dicas sobre os objetos.
Alguns revelam animações engraçadas, como uma ratinha que dança balé na pontinha dos pés. Outros têm apenas sons ou vozes.
Uma terceira categoria de objetos abre páginas com palavras, que Flash soletra e convida a criança a pronunciar.
Há ainda objetos com explicações mais detalhadas e, por fim, os que transportam o pequeno piloto de mouse para outros lugares.
Clicando na esfinge, o destino é um oásis no deserto, com direito a pinguim na piscina e passagem para uma pirâmide e uma cidade.
É nessa cidade que estão pendurados dois peixes fedorentos e uma palavra errada. Um clique na frente de um carro abre o quadro com a palavra limusina. Diz o dicionário "Aurélio" que carro comprido é limusine -limusina é a região de Limoges, na França.
Um outro erro -coco com acento circunflexo- aparece numa ilha de piratas.
Apesar disso, a seleção de palavras pouco usuais como píton (grande serpente) é um bom estímulo à expansão do vocabulário.
Explicações mais longas -hieroglifos, por exemplo-, não chegam a aborrecer a criança. Estão diluídas entre animações deliciosas, como um cacho de bananas que explode fogos de artifício.
Há ainda uma área com desenhos para colorir.
"Imaginemos" chega às lojas esta semana por R$ 69. Funciona em PCs a partir de 486.
(LR)

Onde encontrar - MSD Multimídia (0800) 22-3200

Texto Anterior: Impressora não opera em rede
Próximo Texto: CD-ROM ajuda gamemaníacos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.