São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasa poderá usar a tecnologia

GISELE RIBEIRO
DA ENVIADA ESPECIAL

A tecnologia brasileira fieldbus pode ajudar a Nasa em missões espaciais futuras. Foi o que disse Daniel Goldin, administrador da agência espacial norte-americana, em palestra na feira de Chicago.
"Esse sistema permite o controle de todas as condições de uma nave, desde temperatura, pressão e nível de oxigênio até as condições dos pilotos", disse Goldin.
"Será muito mais fácil para nós controlarmos a nave, principalmente no que se refere a consumo de combustível e de oxigênio", disse.
Durante a feira, a Nasa aproveitou para mostrar vários de seus instrumentos espaciais que podem ser utilizados na área industrial, como uma caixa conectada com cabos de aço que rotacionam como um joelho humano e aguentam vibrações elevadas.
Também foi mostrado um material de cerâmica de baixo custo que expande e contrai quando é atravessado por pequenas cargas elétricas e que é usado em espelhos de poderosos telescópios.
Missão Marte
Um robô do tamanho de três caixas de sapato será enviado a Marte em dezembro. O objetivo é explorar a superfície do planeta e coletar dados sobre a possibilidade de existência de vida extraterrestre.
Goldin também anunciou que em dezembro chegam de volta à Terra fotos tiradas de Europa, uma das luas do planeta Júpiter, que podem mostrar a existência de oceanos.
(GR)

Texto Anterior: Sistema fieldbus moderniza controle do processo produtivo
Próximo Texto: 'CorelDraw' ganha mais recursos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.