São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema fieldbus moderniza controle do processo produtivo

Feira realizada em Chicago traz novidades em tecnologia

GISELE RIBEIRO
ENVIADA ESPECIAL A CHICAGO

Em cinco anos, quase todos os alimentos, bebidas e produtos industrializados terão seu processo de fabricação controlado pelo sistema fieldbus de automação.
Essa previsão foi feita durante a International and Measurement Control - ISA Show'96, uma das maiores feiras do setor de instrumentação industrial, que reuniu em Chicago (EUA), na semana passada, 800 expositores da área.
O fieldbus é um sistema digital que controla todas as atividades de uma fábrica por meio de instrumentos inteligentes.
Equipados com microprocessadores e softwares e conectados em rede, esses instrumentos medem todas as condições de funcionamento de uma indústria, como temperatura, vazão e pressão de caldeiras, tanques e válvulas. Esses dados influem diretamente na qualidade final de um produto.
Controle de erros
Quando um erro é detectado, esses instrumentos tomam várias decisões para evitar desperdícios e garantir a segurança do equipamento, como comunicar-se entre si e se auto-reajustar para voltar às condições normais.
Caso um deles se danifique, qualquer um dos instrumentos conectados à rede passa a exercer a sua função.
O sistema fieldbus foi desenvolvido pela Smar Instrumentos Industriais, empresa de Sertãozinho (SP) com subsidiárias na América do Norte, Europa e Ásia.
"O fieldbus provocará na indústria a mesma revolução que a Internet causou no mundo da comunicação", diz John Pittman, presidente da Fieldbus Foundation.
A fundação foi criada em 1994 para desenvolver um padrão para o protocolo de comunicação dessa tecnologia e tem hoje a participação de cem empresas de todo o mundo.

A jornalista Gisele Ribeiro viajou a Chicago a convite da Smar Equipamentos Industriais

Texto Anterior: MSN avança na Internet
Próximo Texto: Nasa poderá usar a tecnologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.