São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996 |
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Empresa de Essen retifica informação de desativação do sistema 'Fura-Fila'
IGOR GIELOW
No dia 14 de setembro, a Folha havia noticiado que todos os 8,8 km do sistema implantado em Essen seriam desativados. A notícia baseou-se em entrevista concedida ao jornal, no dia 13 de setembro, por Detlef Feige, gerente-interino da Evag (Essener Verkehrs-Aktiengesselschatf, a empresa de transporte de Essen). Durante a entrevista, realizada na sede da empresa, em Essen, Feige havia declarado que todo o sistema seria desativado. Na semana seguinte, após a publicação da reportagem, uma equipe do candidato a prefeito de São Paulo Celso Pitta (PPB) foi a Essen. Entrevistou Feige e um outro funcionário da Evag: Nils Hoffmann, gerente de Relações Públicas da empresa. Ambos retificaram a informação dada à Folha. Disseram à equipe do candidato do PPB que a desativação seria apenas parcial. Informada a respeito, a reportagem da Folha voltou a Essen. Ouviu novamente Feige, desta vez acompanhado por Hoffmann. Eles mantiveram a retificação. "Acho que eu tive um problema de linguagem, de expressão na hora de dar a declaração", disse Feige, que falou à Folha em inglês. Serão desativados 2,6 km, afirmou Hoffmann, gerente de Relações Públicas da Evag. Campanha O "Fura-Fila" é uma das promessas de campanha de Pitta. A parte do sistema que será desativada em Essen é a que usa rede eletrificada dentro de túneis. Chama-se Duo-Bus. Usa dois tipos de motor, um a diesel e outro elétrico, o que lhe permite trafegar em trechos de rua e em túneis onde há rede eletrificada. A equipe de campanha de Pitta diz que jamais pensou em utilizar em São Paulo o Duo-Bus. Duda Mendonça, publicitário que criou a marca "Fura-Fila", diz: "Esse não é o nosso 'Fura-Fila"'. O Duo-Bus responde pelo tráfego na região mais movimentada de Essen, o centro. Em Essen, 300 mil dos 624 mil habitantes usam transporte público diariamente -e 15 mil o "Fura-Fila" local. O tipo de "Fura-Fila" que será mantido em Essen, segundo os novos depoimentos dos funcionários da Evag, anda livremente pelas ruas e não trafega no interior de túneis. Roda sobre canaletas -daí derivando seu nome, Spurbus (ônibus guiado, em alemão). "É esse o 'Fura-Fila' que implantaremos em São Paulo", diz Duda. O Duo-Bus custa US$ 650 mil cada, tendo "antenas" semelhantes às dos trólebus paulistanos. O alto custo é um dos motivos da desativação, diz a Evag. Túneis É nos túneis onde ocorre o problema. "Devido ao piso das canaletas ser um composto de madeira, há irregularidades na superfície. Dentro dos túneis, na hora de fazer encaixe entre as 'antenas' e a rede, ocorre desconexão às vezes", disse Hoffmann. São 40 incidentes semanais, afirmou Feige, para uma frota de 18 veículos -há 24, mas nem todos estão rodando. Os veículos só a diesel são 44. "O resto do sistema vai continuar funcionando. Não poderemos fazer a conexão entre a linha existente e o túnel como era planejado. Mas isso é um projeto, sujeito a problemas", disse Hoffmann. Colaborou a Reportagem Local Texto Anterior: Para comando do PT em SP, voto nulo não tem respaldo da base do partido Próximo Texto: Rossi anuncia 'neutralidade' na disputa do 2º turno em SP Índice |
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