São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
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Empresa de Essen retifica informação de desativação do sistema 'Fura-Fila'

IGOR GIELOW
ENVIADO ESPECIAL A ESSEN

A cidade de Essen (Alemanha) vai desativar apenas parcialmente seu sistema "Fura-Fila". Cerca de 30% da rede vai parar de funcionar nos próximos três anos.
No dia 14 de setembro, a Folha havia noticiado que todos os 8,8 km do sistema implantado em Essen seriam desativados. A notícia baseou-se em entrevista concedida ao jornal, no dia 13 de setembro, por Detlef Feige, gerente-interino da Evag (Essener Verkehrs-Aktiengesselschatf, a empresa de transporte de Essen).
Durante a entrevista, realizada na sede da empresa, em Essen, Feige havia declarado que todo o sistema seria desativado.
Na semana seguinte, após a publicação da reportagem, uma equipe do candidato a prefeito de São Paulo Celso Pitta (PPB) foi a Essen. Entrevistou Feige e um outro funcionário da Evag: Nils Hoffmann, gerente de Relações Públicas da empresa.
Ambos retificaram a informação dada à Folha. Disseram à equipe do candidato do PPB que a desativação seria apenas parcial.
Informada a respeito, a reportagem da Folha voltou a Essen. Ouviu novamente Feige, desta vez acompanhado por Hoffmann. Eles mantiveram a retificação.
"Acho que eu tive um problema de linguagem, de expressão na hora de dar a declaração", disse Feige, que falou à Folha em inglês.
Serão desativados 2,6 km, afirmou Hoffmann, gerente de Relações Públicas da Evag.
Campanha
O "Fura-Fila" é uma das promessas de campanha de Pitta.
A parte do sistema que será desativada em Essen é a que usa rede eletrificada dentro de túneis. Chama-se Duo-Bus. Usa dois tipos de motor, um a diesel e outro elétrico, o que lhe permite trafegar em trechos de rua e em túneis onde há rede eletrificada.
A equipe de campanha de Pitta diz que jamais pensou em utilizar em São Paulo o Duo-Bus. Duda Mendonça, publicitário que criou a marca "Fura-Fila", diz: "Esse não é o nosso 'Fura-Fila"'.
O Duo-Bus responde pelo tráfego na região mais movimentada de Essen, o centro. Em Essen, 300 mil dos 624 mil habitantes usam transporte público diariamente -e 15 mil o "Fura-Fila" local.
O tipo de "Fura-Fila" que será mantido em Essen, segundo os novos depoimentos dos funcionários da Evag, anda livremente pelas ruas e não trafega no interior de túneis. Roda sobre canaletas -daí derivando seu nome, Spurbus (ônibus guiado, em alemão). "É esse o 'Fura-Fila' que implantaremos em São Paulo", diz Duda.
O Duo-Bus custa US$ 650 mil cada, tendo "antenas" semelhantes às dos trólebus paulistanos. O alto custo é um dos motivos da desativação, diz a Evag.
Túneis
É nos túneis onde ocorre o problema. "Devido ao piso das canaletas ser um composto de madeira, há irregularidades na superfície. Dentro dos túneis, na hora de fazer encaixe entre as 'antenas' e a rede, ocorre desconexão às vezes", disse Hoffmann.
São 40 incidentes semanais, afirmou Feige, para uma frota de 18 veículos -há 24, mas nem todos estão rodando. Os veículos só a diesel são 44.
"O resto do sistema vai continuar funcionando. Não poderemos fazer a conexão entre a linha existente e o túnel como era planejado. Mas isso é um projeto, sujeito a problemas", disse Hoffmann.

Colaborou a Reportagem Local

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