São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricardo 3º em sua simplicidade

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

A excessiva reverência é uma das limitações históricas das versões cinematográficas das peças de William Shakespeare.
Às vezes, é preciso um estreante para quebrar a regra. Os britânicos Laurence Olivier e Kenneth Branagh tiveram a chance e não o fizeram -apesar da excelência de suas adaptações. Quem diria, foi Al Pacino ("O Poderoso Chefão") o dessacralizador.
"Ricardo 3º - Um Ensaio" (Looking for Richard) é muito mais que uma nova filmagem do clássico sobre a ascensão e queda de um escroque que ostenta no corpo deformado a podridão do caráter.
Pacino assina, a um só tempo, uma adaptação da peça, com entre outros ele mesmo no papel central, Winona Ryder como Lady Anne e Alec Baldwyn como Clarence, e um documentário sobre os ensaios do grupo.
Na primeira parte, uma espécie de introdução geral ao autor e ao texto, Pacino alterna depoimentos de gente da rua, entrevistas com experts como John Gielgud e Peter Brook e cenas dos primeiros ensaios.
É fascinante ver um negro pobre dar uma aula sobre entonação e um acadêmico reconhecer que não compreende uma cena óbvia.
Nada mais burlesco do que a reportagem em que Pacino e trupe invadem a casa natal de Shakespeare em Stratford-on-Avon e detonam o alarme de incêndio. "Ao justapôr pessoas comuns aos atores e suas personagens na peça, tentamos criar uma espécie de mosaico cômico", disse Pacino. Deu mais do que certo.
A metade final concentra-se sobre o processo mesmo de montagem teatral, desacelerando o ritmo. Pacino compartilha o prazer da encenação, sabendo a aposta ganha. Reaproximou Shakespeare das ruas e ensinou a seu público duas ou três coisas mais do que repetir "Meu reino por um cavalo". Não é pouco.
(AL)

Filme: Ricardo 3º - Um Ensaio
Produção: EUA, 1996, 113 min.
Direção: Al Pacino

Texto Anterior: Loach assume o engajamento
Próximo Texto: CEREJAS VERMELHAS; CHRISTO & JEANNE-CLAUDE EMBRULHAM O REI; COMIGO NÃO; COMO GRÃOS DE AREIA; CURDLED; DELICADA ATRAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.