São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinqué Lee segue "Depressa Pra Lugar Nenhum"

MARILENE FELINTO
EM NOVA YORK

Um ladrão de carros negro, que passa o dia ouvindo e gritando "fuck you". Uma prostituta branca, mãe solteira de uma criança mulata que anda pela rua com um revólver na cintura. Um psicótico negro, que persegue uma coreana histérica.
São esses os personagens de "Sem Pressa Nenhuma", o primeiro longa de Cinqué Lee (pronuncia-se "Sênki"), 30, irmão mais novo de Spike Lee.
Qualquer semelhança com os filmes de seu irmão é mera coincidência, Cinqué Lee disse em entrevista à Folha em Nova York: "Eu não tenho nenhuma preocupação com essa questão da raça".
*
Folha - Mais do que "falta de pressa", seu filme mostra a falta de sentido da vida dos marginalizados.
Lee - Eu quis pegar uma gama de gente baixa. Queria que fosse um filme sobre pessoas em busca de algo em suas vidas, dinheiro, droga, gente que procura coisas tanto físicas quanto metafísicas.
Folha - Nesse filme você vê o mundo a partir de uma perspectiva étnica?
Lee - Acho que não. Essa questão do racismo não está na história. O que eu sei é que, quando você assiste a outros filmes, como os de Woody Allen, em que só há brancos, ou os de Spike, em que predominam os negros, e compara com o meu, aí o meu ponto de vista é o da mestiçagem.

Filme: Nowhere Fast
Produção: EUA, 1996, 110 min.
Direção: Cinqué Lee
Elenco: Cinqué Lee, Darnell Martin, Jerry Lindsey, Adreana Cumella

Texto Anterior: FEBRE GELADA; FESTA; FILHOS; FORA DE ÓRBITA; GABBEH; GAROTA 6
Próximo Texto: A colorida 'Garota 6'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.