São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A colorida 'Garota 6'

MURILO GABRIELLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há certos diretores que, mesmo quando erram, fazem a coisa certa. Autores como Spike Lee por vezes sucumbem ao peso de suas pretensões, mas nunca deixam de instigar seu público, de obrigá-lo a pensar.
Neste "Garota 6" o norte-americano narra a trajetória de uma atriz que trabalha em um serviço de tele-sexo para conseguir sobreviver.
Incapaz de construir relacionamentos amorosos, ou qualquer outro tipo de atividade social, a protagonista se torna uma obcecada por sua ocupação, aumentando assim seu isolamento e alienação.
Lee tenta atirar para todos os lados: a solidão nas grandes cidades, a repulsa puritana ao sexo e as perversões que daí derivam, o trabalho como droga escapista e, é claro, a questão racial.
Nem seu vastíssimo repertório consegue impedir que o tédio da personagem central em diversas ocasiões contagie o público.
Mas mesmo que muitas vezes não encontre a solução ideal e leve "Garota 6" perder o ritmo, o cineasta não se furta a ousar. O conjunto desigual, portanto, não obscurece totalmente alguns momentos de puro brilho.
Está lá exuberância visual de sempre, um cuidadoso projeto estético que jamais se confunde com afetação, com a desonesta tentativa de sedução fácil do espectador.
Lee é um mestre da cor e um dos poucos realizadores a utilizar como eficiente elemento narrativo a trilha sonora -neste caso, a cargo do ex-Prince.
O viço de "Faça a Coisa Certa" -que parecia ter sido resgatado em "Irmãos de Sangue"- pode ter se esvaído, mas Spike Lee ainda está anos-luz à frente da produção média norte-americana.

Filme: Garota 6
Produção: EUA, 1996, 118 min.
Direção: Spike Lee
Elenco: Theresa Randle, Isaiah Washington, Spike Lee

Texto Anterior: Cinqué Lee segue "Depressa Pra Lugar Nenhum"
Próximo Texto: GAY CUBA; GHOSTIN THE SHELL; GUY; HARD CORE LOGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.