São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartilha ensina a tomar analgésicos

DA REPORTAGEM LOCAL

Ensinar a população a usar de forma correta e segura os medicamentos de venda livre -aqueles que não necessitam de prescrição médica- é o objetivo da cartilha "Saiba o que Você Toma", que começa a ser distribuída nesta semana nos postos de saúde e hospitais da rede pública da cidade de São Paulo.
Produzida pela Abips (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para a Saúde), com apoio científico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), a cartilha traz recomendações aos usuários de medicamentos.
"A automedicação existe e faz parte da cultura", afirma Dagoberto de Castro Brandão, consultor científico da Abips. "Estamos orientando essa automedicação, sem estimular nem restringir."
Segundo ele, esse tipo de medicamento -que inclui os analgésicos, antiácidos e digestivos- oferece baixíssimo risco e é de fácil utilização.
Segundo Antony Wong, pediatra e toxicologista do Instituto da Criança, que foi o responsável pela avaliação técnica do livreto, é a primeira vez que se procura divulgar o uso adequado de medicamentos.
"Vai atingir os objetivos que temos como pediatras, preocupados com o desenvolvimento da criança e da mãe."
Um dos capítulos, chamado "Fatos para a Família", trata justamente dos riscos da utilização inadequada de medicamentos por parte de mulheres grávidas e mães que amamentam.
Há ainda orientações especiais sobre a administração de medicamentos a crianças.
Inicialmente estarão sendo distribuídos 100 mil exemplares do livreto, mas já está prevista uma segunda tiragem.
A nova versão deve utilizar uma linguagem ainda mais simples.
Mais informações sobre a cartilha podem ser obtidas na Abips. O telefone é (011) 829-5811.

Texto Anterior: Cai 33% número de candidatos a PM
Próximo Texto: Mulher joga caixa de cinzas do pai no mar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.