São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros terão de usar farol aceso em estradas de dia

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os carros, ônibus e caminhões que transitarem em estradas terão de usar faróis baixos acesos durante o dia a partir da segunda quinzena de dezembro.
A medida consta de resolução do Conselho Nacional de Trânsito, publicada no "Diário Oficial da União" de ontem. Inicialmente ela tem caráter provisório -é uma recomendação, não uma obrigação-, mas vai tornar-se obrigatória daqui a três anos.
A decisão foi tomada no dia 1º deste mês. Durante os três primeiros anos, os motoristas que não atenderem a determinação ou estiverem com os faróis do carro queimados não serão multados, mas apenas advertidos.
O Contran baseou-se em experiências de outros países, especialmente da Suécia. Uma experiência mostrou que o uso de faróis durante o dia reduziu o número de colisões entre veículos e, especialmente, de atropelamentos.
"As cores e as formas dos veículos modernos contribuem para mascará-los no meio ambiente, dificultando a sua visualização a uma distância efetivamente segura para qualquer ação preventiva, mesmo com condições de boa luminosidade natural", diz trecho da resolução.
Em vários países, é obrigatória a fabricação de veículos com a luz baixa ligada diretamente à ignição -basta dar partida para que os faróis se acendam automaticamente.
Por enquanto, o Contran apenas estuda adotar essa medida no Brasil, mas recomenda aos fabricantes adotarem a prática.
Algumas empresas de ônibus e de transporte de combustíveis já adotam a prática de rodar com os faróis acesos.

Texto Anterior: Homem é achado coberto de fezes
Próximo Texto: Um sonho brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.