São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lipoaspiração; Infâmias; Erro de interpretação; "Roda Viva"; Grande rico; Promessa é dívida; Contramão; Explosão natural

Lipoaspiração
"Com referência ao artigo de Barbara Gancia de 11/10, declaramos que a lipoaspiração é o método que está sendo usado há 17 anos no mundo e que somente no Brasil já foram realizadas mais de 500 mil lipoaspirações com resultados fantásticos.
Os riscos são inerentes a qualquer cirurgia e os fantásticos resultados obtidos até então nos fazem pensar que a colunista deve ser um caso perdido que nem a lipoaspiração resolve."
Farid Hakme, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (São Paulo, SP)

Infâmias
"Nós que nos esforçamos em prol do crescimento do PSB em São Paulo temos sofrido as maiores infâmias por parte do elemento denominado Júlio Pimenta ('Painel do Leitor', 14/10), com suas manifestações aleivosas pelos jornais desta capital.
Já foi solicitada pela Executiva estadual a expulsão desse indivíduo que só tem contribuído para desmoralizar o próprio partido, inclusive em nível nacional."
Alberto Calvo, deputado estadual e líder do PSB (São Paulo, SP)

Erro de interpretação
"Durante entrevista sobre a posição de nosso partido, o PRTB, e a nossa pessoal disposição quanto a quem apoiar no segundo turno das eleições municipais em São Paulo, respondemos: 'Estou esperando ser procurado, pois não vou dar apoio gratuitamente... vou apoiar Pitta ou Erundina, aquele que venha a adotar meu plano de governo, que expus como candidato à Prefeitura de São Paulo: o aerotrem (e não aerotúnel, como explicitado na reportagem de 15/10); o anel viário; os rios Tietê-Pinheiro subterrâneos e o transporte escolar gratuito, mesmo que aqueles candidatos apóiem meu plano de governo só parcialmente (...)'.
Na publicação à página 1-2 de 16/10, tomar uma frase solta como 'estou esperando ser procurado, pois não vou dar apoio gratuitamente' e publicá-la (e ainda com foto e título 'leilão') sem levar em consideração que esta faz parte de um conjunto de pensamento expressado é no mínimo grave erro de interpretação."
José Levy Fidelix da Cruz, presidente nacional do PRTB e candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Leia seção "Erramos" abaixo.

"Roda Viva"
"Referindo-se à relação do presidente Fernando Henrique Cardoso com a jornalista Eleonora de Lucena no debate do 'Roda Viva' em 14/10, Fernando de Barros e Silva percebeu bem a intolerância do presidente frente às intervenções da jornalista, a mais assertiva do grupo.
Diferentemente do que diz Fernando de Barros e Silva -que Fernando Henrique só foi suave quando ela perguntou sobre o aborto, 'questão de mulher'-, o presidente mudou realmente o tom na resposta, mas não porque era pergunta 'de mulher' (o que é uma bobagem), mas porque não queria respondê-la.
Em vez de colocar sua posição sobre o aborto, o presidente discursou sobre seu veto equivocado à esterilização, no projeto de planejamento familiar. Sorriu, admitiu o erro e não foi mais perguntado sobre a questão polêmica.
Sobre o veto, se quisesse realmente tê-lo derrubado, já o teria feito. Haja manipulação."
Marta Suplicy, deputada federal pelo PT-SP (Brasília, DF)
*
"Gostaria de enviar total solidariedade à jornalista Eleonora de Lucena pelos maus-tratos que lhe foram impingidos pelo Exmo. sr. presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Depois da maneira deselegante como o presidente tratou a jornalista, apenas por sua insistência em alguns temas econômicos, fica a pergunta: que diferença há entre FHC e o ministro Sérgio Motta?"
Jorge Antonio Barros, editor-chefe da revista "Vinde" (Niterói, RJ)

Grande rico
"Sobre a nota 'Novo rico', publicada no 'Painel' de 15/10, que reforça informação dada pelo sr. presidente FHC em entrevista à TV Cultura: causa-me surpresa que a linha de crédito Pronaf esteja aberta.
Como pequena produtora rural que sou, gostaria que me informassem qual o banco e o nome do gerente que trabalha com essa linha de crédito, pois em bancos de Nazaré Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí e Várzea Paulista nos informaram que esse financiamento não tem verba, o que leva a crer que esse crédito seja somente para o novo rico, ou melhor, para o grande rico."
Rosana Ozanich de Oliveira (São Paulo, SP)

Promessa é dívida
"Com tantas promessas de campanha, só gostaria de saber uma coisa: as obras do metrô vão ser reiniciadas mesmo com a derrota do candidato José Serra ou ficarão para 1998?"
Ana Lucia Fusco (São Paulo, SP)

Contramão
"Causa-me grande revolta saber que elegemos um representante e que este passa a trabalhar contra a vontade popular.
Por acaso o sr. Eduardo Jorge ainda não sabe que no plebiscito nós elegemos o presidencialismo e que o parlamentarismo perdeu por larga margem de votos?"
Manoel dos Santos Silverio (Itapetininga, SP)

Explosão natural
"A respeito das depredações e queima de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, na qualidade de antigo usuário desses trens e profundo conhecedor do sofrimento que milhares de usuários vêm enfrentando há algum tempo gostaria de registrar que, embora os atos praticados sejam lamentáveis, não se trata de vandalismo, mas sim de uma explosão até certo ponto natural de um povo que vem sofrendo com o descaso das autoridades para com a manutenção, ampliação e modernização dos trens urbanos."
Adilson Pavan de Oliveira (São Paulo, SP)

Texto Anterior: São Paulo, capital cultural
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.