São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Bote preparado; Colcha de retalhos; Lavando as mãos; Primeiro passo; Sem defecção; Solto no ar; Só para chatear; Na trincheira; Gaspari na Folha; Estrada comprida; Soy loco por ti; Meio-campo embolado; Paz forçada; Agora vai; Tempo de eleição; Nicho publicitário; Público cativo

Bote preparado
Os articuladores da reeleição vão se esforçar para que o expediente seja votado em separado para presidente, governadores e prefeitos. É o querem os parlamentares que pensam em disputar os governos estaduais em 98.

Colcha de retalhos
Para os prefeitos, os articuladores da reeleição preparam o remendo de estender os atuais mandatos até 2002, data em que querem que o expediente passe a valer para os governadores. Em 98, só valeria mesmo para FHC.

Lavando as mãos
FHC discorda de votação em separado para a reeleição de presidente, governadores e prefeitos. Considera casuísmo. Mas avalia ser difícil conter a sanha dos deputados e senadores que querem ser candidatos em 98.

Primeiro passo
Depois das conversas mantidas com os líderes partidários, FHC praticamente fechou a maioria favorável à reeleição na comissão especial a ser instalada no dia 29. Na conta do Planalto, o placar está 19 a 11.

Sem defecção
Para garantir todos os votos do bloco PFL-PTB, os líderes devem substituir dois nomes: Corauci Sobrinho (PFL-SP) e Moisés Lipnik (PTB-RR). Avalia-se que não são 100% confiáveis.

Solto no ar
A pedido de Dornelles (Indústria e Comércio), o PPB deveria indicar três deputados favoráveis à reeleição, dos seis que terá na comissão especial. Mas o líder Odelmo Leão (MG) pensa em outra hipótese: 4 a 2, contra.

Só para chatear
A lembrança do nome de Prisco Viana (BA) para presidir a comissão da reeleição é pura pinimba do PPB. Ele sabe não ter chance: "Sou contra a tese".

Na trincheira
Depois de conversa com FHC, Inocêncio Oliveira (PFL-PE) deixou o Planalto dizendo que a disputa pela presidência da Câmara está indefinida. "A hora é de manter posições", filosofa.

Gaspari na Folha
O jornalista Elio Gaspari, 52 anos, passa a escrever na Folha às quartas e aos domingos, a partir do dia 3 de novembro.

Estrada comprida
Gaspari, 34 de jornalismo, trabalhou com o colunista Ibrahim Sued. Foi colunista do "Jornal do Brasil" (74-79) e diretor-adjunto da revista "Veja" (79-85). Suas colunas também saem em "O Globo" e "Zero Hora", entre outros jornais.

Soy loco por ti
As populações da América do Sul e do México apontaram o Brasil como o país mais admirado na América Latina. O dado é do Latino Barômetro, pesquisa político-econômica feita em 17 países latino-americanos.

Meio-campo embolado
Luís Eduardo Magalhães protestou junto ao PSDB contra a oficialização da candidatura Wilson Campos (PE) a presidente da Câmara. Dificulta acordo e ajuda a campanha de Inocêncio.

Paz forçada
Telma de Souza, candidata do PT em Santos, tomou a iniciativa de selar uma trégua com o desafeto, David Capistrano, prefeito da cidade e seu colega de partido.

Agora vai
Kandir (Planejamento) telefonou a Mussa Demes (PFL-PI). Para negar o boato de que o governo desistira de votar a reforma tributária. Na quarta, o parecer do deputado entra na pauta de votações da comissão.

Tempo de eleição
O PT entrou na Justiça com uma ação popular contra Pitta (PPB), pedindo ressarcimento aos cofres públicos do dinheiro que a Prefeitura de São Paulo deixou de arrecadar com a isenção de ISS sobre outdoors.

Nicho publicitário
Índios e analfabetos são o próximo alvo do Programa Nacional de Aids. Campanhas específicas começam em dezembro.

Público cativo
O secretário de Comunicação do PT, Gilberto Carvalho, recebeu de Erundina a missão de ir ao Rio na próxima semana buscar apoio de artistas.

TIROTEIO
Do tucano Almino Affonso (SP), que está atrás de assinaturas para tentar colocar em votação seu projeto de regulamentação de plebiscitos:
- Se depender do Luís Eduardo Magalhães, nada que atrapalhe a reeleição vai andar.

Próximo Texto: Virgindade complacente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.