São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião sobre Pontal termina sem acordo

Sem-terra rejeitam proposta de fazendeiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Representantes de sem-terra e de fazendeiros, reunidos ontem na Assembléia de São Paulo, não conseguiram chegar a acordo para pôr fim aos conflitos na região do Pontal do Paranapanema (extremo oeste do Estado).
Os representantes dos fazendeiros propuseram abrir mão de 25% das fazendas em áreas "devolutas" (terras que a Justiça está decidindo se são dos fazendeiros ou do Estado). Em troca, a posse dos 75% restantes seria legalizada.
O representante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na reunião, Vicente Rodrigues dos Santos, afirmou que "a proposta dá para os fazendeiros 75% das terras que eles invadiram, que pertencem ao Estado, mantendo o latifúndio".
Segundo o secretário estadual da Justiça, Belisário dos Santos Jr., 40% das terras da região do Pontal pertencem ao Estado, outros 40% são áreas devolutas e apenas 20% são propriedades privadas.
Segundo ele, o governo do Estado vem pagando pelas benfeitorias feitas pelos fazendeiros nas terras que estão sendo retomadas.

Texto Anterior: Defesa de voto nulo vira polêmica com promotor
Próximo Texto: Brizola apóia PT, mas elogia neutralidade de Rossi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.