São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres e sangue dão o tom em "Depois do Anoitecer"

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Muita ação, sangue e mulheres alertas, belas, inteligentes. Com esses elementos, o norte-americano Philip Margolin tece uma trama que envolve e toma conta do leitor.
"Depois do Anoitecer", que a Rocco está lançando, combina o melhor do romance policial com a atração das novelas de tribunal.
A trama principal demora para ser conhecida. Só que o leitor, envolvido com as ações, nem percebe. Elas se desenrolam sem aparente ligação, mas com rapidez.
É apenas a apresentação dos personagens. Primeiro, as damas.
A advogada Tracy Cavanaugh -corpo magro e atlético, de bronzeado intenso- simplesmente não podia deixar passar uma oportunidade para observar em ação uma das melhores advogadas criminalistas do Oregon.
A promotora Abigail Griffen -pernas longas, corpo cheio, clássicas feições mediterrâneas- atua em um caso perdido: uma jovem que matou o ex-namorado, ex-cafetão e ex-fornecedor de cocaína conquista os jurados com sua história triste, cheia de abusos sexuais, e deve escapar da condenação alegando legítima defesa.
Quando tudo parece perdido para a promotoria, uma pergunta certeira desmonta a história da garota, e o leitor se dá conta da precisão do cérebro de Abbie.
Quem também admira -secretamente- a promotora é o advogado Matthew Reynolds -1,95 m, magro ao ponto de lembrar uma caricatura, pele fina como papel, branca como cera-, especialista em representar réus ameaçados pela pena de morte.
E quem a odeia é o assassino psicopata Charles Darren Deems -estatura mediana, cabelos escuros e pretos, um pouco parecido com Warren Beaty.
Aos poucos, entre sangue e calcinhas roubadas, o leitor vai conhecendo mais personagens, seu passado, sua ações.
A trama principal só se desenrola na segunda parte do livro.
Depois do anoitecer, quando o prédio da Suprema Corte do Estado do Oregon está quase vazio, Tracy encontra sua amiga Laura morta, o corpo caído sob a mesa de reuniões.
A próxima morte, páginas depois, com muitas histórias paralelas já tendo transcorrido, é a do juiz Robert Griffen, ex-marido em processo de conclusão de divórcio com a bela e cerebral promotora.
Bom, agora já dá se percebe para onde vai a história. Abbie é acusada pela morte do marido e busca defesa no ombro do ex-adversário Reynolds, que tem como brilhante auxiliar a jovem Tracy.
Se antes as coisas já estavam complicadas, nervosas, agora ficam mais envolventes, dramáticas, apaixonadas.
E quando você pensa que o caso está encerrado, surge nova prova, muda tudo. Diversão pura, da boa.

Livro: Depois do Anoitecer
Autor: Phillip Margolin
Lançamento: Rocco
Preço: R$ 27 (320 págs.)

Texto Anterior: GLOSSÁRIO
Próximo Texto: Livro explora língua do Cafundó aliando o poético ao acadêmico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.