São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo faz sucesso na América Latina

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BUENOS AIRES

Myrian Dauelsberg, empresária que está trazendo o Ballet Kirov ao Brasil, considera um êxito total esta primeira turnê do mais importante grupo de balé russo à América do Sul.
Em Santiago do Chile e Buenos Aires (Argentina), o Kirov dançou para teatros lotados nos últimos dias. No Brasil, os ingressos estão quase esgotados nas sete cidades onde o grupo vai se apresentar.
No Rio de Janeiro, onde o Kirov dançará no Teatro Municipal, a produção resolveu realizar espetáculo extra na casa de shows Metropolitan, nos dias 2 e 3 de novembro.
Em vez das versões completas de "O Lago dos Cisnes" e "Don Quixote", que serão apresentadas na maioria das cidades, o Kirov dançará uma coleção de peças curtas no Metropolitan e também no único espetáculo que realizará em Goiânia.
Trata-se do mesmo programa apresentado no teatro Colón de Buenos Aires na última quarta-feira.
Pas-de-deux e danças em pequenos grupos compõem o programa, que inclui peças como "O Cisne Negro", "Arlequinade", "O Corsário" e "Paquita".
Nessa espécie de mostruário do repertório do Kirov, excelentes bailarinos, como Viacheslav Samodurov, Igor Zelensky, Diana Vishneva, Uliana Lopatkina e Faruk Ruzimatov, se encarregam de eletrizar o público com suas proezas técnicas.
Entretanto, o excesso de acrobacias e a linearidade do espetáculo empobrecem o resultado geral.
Para compensar, o Kirov promete mostrar porque são imbatíveis nos clássicos, em "O Lago dos Cisnes" e "Don Quixote".
Sua versão para "O Lago dos Cisnes", apresentada terça-feira no teatro Colón, remete às sonoridades obtidas pelo maestro Fedoseiev frente à Orquestra Tchaikowski de Moscou, que recentemente se apresentou em São Paulo.
Como Fedoseiev, que sabe interpretar Tchaikowski com frescor, o Kirov também consegue fazer de "O Lago" uma obra sem rebuscamentos, em que a essência prevalece sobre a forma.
(AFP)

A jornalista Ana Francisca Ponzio viajou a convite da produção do Ballet Kirov.

Texto Anterior: Kirov enfrenta a crise financeira na Rússia
Próximo Texto: MTV exibe documentário sobre trajetória do rock brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.