São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Amado poderá receber ponte de safena na segunda

Internado, escritor será submetido a angioplastia

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O médico Jadelson Andrade, 45, disse ontem em Salvador (BA) que o escritor Jorge Amado, 84, poderá receber ponte de safena na próxima segunda-feira.
Às 8h de segunda, Jorge Amado será submetido a uma operação de angioplastia (dilatação da artéria obstruída com a colocação de uma prótese) no hospital Aliança, na capital baiana. Andrade afirmou porém que, "caso as artérias se dilatem excessivamente durante a angioplastia, a alternativa é a colocação da ponte de safena".
O médico do escritor disse também que existe a possibilidade de os médicos não conseguirem dilatar as artérias de forma satisfatória. "Aí interrompemos a intervenção para redefinir os procedimentos."
Jorge Amado foi internado na última segunda-feira na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Aliança com angina (dor intensa no peito, resultante de problemas cardíacos).
Na terça-feira, o escritor submeteu-se a um cateterismo (introdução de cateter para examinar vaso obstruído). O exame revelou a existência de obstrução em duas artérias do coração. Numa delas, a obstrução é superior a 90%.
Anteontem, Jorge Amado foi transferido para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva do hospital. Por recomendação médica, o escritor está recebendo apenas as visitas de parentes. O irmão James Amado, a filha Paloma e a mulher Zélia Gattai, 80, passam pelo menos 12 horas diárias ao lado do escritor.
Andrade disse que angioplastia na segunda-feira deve durar cerca de uma hora. Os médicos introduzirão um cateter nas artérias obstruídas. O cateter tem uma espécie de balão na extremidade, que vai inflar para comprimir a placa de gordura que interrompe o fluxo de sangue.
"Se a intervenção for bem-sucedida, Jorge Amado deve receber alta na quinta-feira", afirmou.
Nos últimos dois dias, o escritor foi submetido a uma bateria de exames. Zélia Gattai disse ontem que Amado andou pelo apartamento hospitalar de manhã e leu jornais e revistas.
Anteontem à noite, o escritor assistiu ao jogo Brasil e Lituânia.
No final da manhã de ontem, o hospital divulgou um boletim afirmando que Amado está disposto e não sente dores no peito.

Texto Anterior: Voz regenera passado negro de Elizabeth Schwarzkopf
Próximo Texto: Ronaldinho deixa o Zagallo em depressão!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.