São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é o general

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general Alexander Lebed passou quatro meses no Kremlin acumulando inimigos. Antes disso, fizera uma bem-sucedida carreira militar, encerrada em 1994, em um choque com o ministro da Defesa.
Em menos de um ano, se tornou um reputado líder político. Nas eleições de dezembro, ganhou uma cadeira parlamentar na Duma, representando a cidade de Tula. Em junho, foi o terceiro mais votado no primeiro turno, com 15% dos votos, e recebeu o convite para o governo.
No novo governo, Lebed se tornou o homem forte -primeiro como secretário-geral do Conselho de Segurança, depois como negociador na Tchetchênia.
Ele conseguiu afastar o então ministro da Defesa, Pavel Gratchev, seu adversário, e substituí-lo por um aliado. Seu principal feito foi conseguir um cessar-fogo aparentemente durável na Tchetchênia, com promessa de negociação com os rebeldes, apesar da oposição dos militares.
Mesmo ao lado de Ieltsin, Lebed nunca escondeu sua ambição à Presidência. O general consegue atrair linhas-duras com lemas como "verdade e ordem" e promessas de eliminar a corrupção. Consegue, também, o apoio de alguns liberais, por não se opor às reformas de mercado.

Texto Anterior: Pressionado, Ieltsin demite general Lebed
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.