São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hipertensão e tabagismo afetam bebês desde o útero

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Grávidas fumantes podem ter filhos com problemas respiratórios, segundo estudo publicado na revista médica "Lancet".
Médicos australianos analisaram o caso de 500 bebês recém-nascidos e concluíram também que as mulheres com hipertensão durante a gravidez e casos de asma na família podem ter filhos com problemas respiratórios.
Os problemas respiratórios dos recém-nascidos podem perdurar até a idade adulta, segundo os médicos que realizaram o estudo.
"Nossas descobertas sobre os impactos do fumo no desenvolvimento do pulmão dos fetos têm importantes implicações para o conhecimento de doenças respiratórias em crianças mais velhas e em adultos", disseram os pesquisadores.
Pesquisas anteriores haviam tido dificuldade de separar os efeitos do fumo no feto (isto é, dentro do útero) daqueles causados pelo fumo passivo depois do nascimento.
Os médicos australianos estudaram crianças que não haviam sido expostas à fumaça de cigarros depois do nascimento.

Texto Anterior: Nova York vai processar indústrias de cigarro
Próximo Texto: Escolhido júri do caso civil de O. J. Simpson; Nórdicos são aceitos no acordo de Schengen; João Paulo 2º volta ao trabalho após cirurgia; Mandela e namorada fazem aparição oficial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.