São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

O chefão; Time franciscano; Indigestão aliada; Previsão perigosa; Herói dos aviadores; Já os políticos...; Rédea curta; Aplainando o terreno; Ninguém entendeu; Literatura católica; Dança das cadeiras; Braço direito; Enxugando a máquina; Cegonha sindical; Reforço real; Sinal claro; Algo em comum; Visita à Folha

O chefão
Levantamento informal de ministros que chegou a FHC mostra que Inocêncio (PFL-PE) seria o candidato mais forte à presidência da Câmara, se o Planalto se mantivesse alheio à disputa.

Time franciscano
Alguns ministros ficaram impressionados com a quantidade de deputados do baixo clero que gostaria de ver Wilson Campos (PSDB-PE) presidir a Câmara.

Indigestão aliada
A enquete de ministros sobre sucessão no Senado revela que é grande a resistência a ACM. FHC também não gosta da idéia, mas seus auxiliares acham difícil o Planalto e os senadores enfrentarem o cacique pefelista.

Previsão perigosa
O líder Michel Temer (PMDB) disse a um interlocutor que atualmente vê em Inocêncio Oliveira (PFL) o maior obstáculo à presidência da Câmara. Avalia que Luiz Carlos Santos e Paes de Andrade não têm mais chances.

Herói dos aviadores
Luiz Gushiken (PT-SP) apresentará emenda à MP do governo tentando recuperar a aposentadoria especial dos aeronautas.

Já os políticos...
A fidelidade do eleitor paulistano a partidos e a políticos cresceu nas últimas eleições, diz estudo que será publicado na edição de novembro da revista "Novos Estudos", do Cebrap.

Rédea curta
A data de 27 de novembro, prevista para que o PMDB escolha seu candidato à presidência da Câmara, é apenas uma referência a fim de que Michel Temer (PMDB-SP) controle o processo. Ela pode ser adiada.

Aplainando o terreno
FHC deu o sinal verde para o PTB entrar no 2º escalão do Ministério da Agricultura. O partido emplacará o diretor do Departamento Nacional de Cooperativismo, indicado pelo líder da bancada, Pedrinho Abrão (GO).

Ninguém entendeu
Gilberto Miranda pediu reforço da segurança do Senado a seu gabinete. Nada a ver com a anunciada mudança para o PFL, que o senador insiste em adiar.

Literatura católica
D. Paulo Evaristo Arns, cardeal-arcebispo de São Paulo, lança segunda a "Agenda Latino-Americana 97". D. Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia (MT), lança "Sonetos Neo-Bíblicos Precisamente".

Dança das cadeiras
No Palácio do Bandeirantes, circula a previsão de que Covas trocará sete secretários em janeiro. Os deputados federais José Aníbal e Zulaiê Cobra Ribeiro têm ingresso dado como certo.

Braço direito
Antônio Angarita, secretário de Governo e Gestão Estratégica de Covas, é apontado como um dos poucos "imexíveis".

Enxugando a máquina
Na reforma do secretariado de Covas, as secretarias de infra-estrutura (Transportes, Energia e Telecomunicação) deverão ser fundidas. As pastas da Fazenda e do Planejamento também.

Cegonha sindical
Pedro Zerbinato da Silva deve nascer neste fim-de-semana. Vicentinho, 40, já está em concentração, aguardando o 7º filho.

Reforço real
Lúcia Flecha de Lima, embaixatriz brasileira em Washington, veio ajudar a campanha de seu irmão Amilcar Martins (PSDB) em Belo Horizonte. Vai a feiras populares na condicão de amiga da princesa Lady Di.

Sinal claro
No meio político mineiro, ficou clara a intenção de Hélio Garcia, que anunciou que pode disputar o Senado em 98. Quer mesmo é o governo de Minas.

Algo em comum
José da Silva Guedes, secretário paulista da Saúde, gosta de lembrar a seus interlocutores que o ministro Adib Jatene também é um crítico feroz do PAS, apesar do passado malufista.

Visita à Folha
O candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de seu vice, Marcos Sant'anna (PMDB), e do seu coordenador de Comunicação, Manoel Guimarães.

TIROTEIO
De Roberto Campos (PPB-RJ), sobre as moedas "podres" do programa de privatização:
- Elas são muito boas. Podre é o governo que as administra.

Próximo Texto: Tipicamente políticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.