São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Índice

Agricultor só pensa em voltar a trabalhar e ajudar família

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O cortador de cana-de-açúcar J.M.S., 47, portador de câncer de pênis, disse que seu desejo é voltar a trabalhar na roça e ajudar a família a sobreviver.
J.M.S. está internado desde o dia 4 no Hospital de Câncer de Pernambuco, onde deverá ser submetido esta semana a uma cirurgia de amputação total do pênis.
O agricultor, que é casado e tem 11 filhos, diz que percebeu a doença no dia 6 de dezembro passado e que tomou "uns remédios" antes de procurar um médico.
J.M.S. afirmou que só percebeu o problema quando "começou a aparecer um caroço".
"Tratei, sarou, e aí depois saiu outro de novo. Queimava e doía."
Apesar disso, ele afirmou que demorou para procurar um médico.
J.M.S. trabalha desde os 10 anos nos canaviais de Sirinhaém (81 km de Recife, Pernambuco), onde mora.
Pelo serviço, diz que recebe um salário mínimo -R$ 112,00.
Assim como outros pacientes de origem humilde e com o mesmo diagnóstico, J.M.S. não pronuncia a palavra "câncer", por considerá-la "maldita".
O cortador de cana afirmou que nos dias que antecedem a operação só tem pensado em resolver o problema e ficar saudável. "Penso só em ficar bom, voltar a trabalhar e cuidar da família."
O agricultor procura também não pensar na cirurgia, mas chora quando imagina como será sua vida após a operação. "Só tento esquecer", afirma.

Texto Anterior: Doença atinge colo do útero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.