São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença atinge colo do útero

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Além de possuir a maior incidência de câncer de pênis no país, Pernambuco também é líder nacional de câncer de colo do útero.
Segundo o diretor do Hospital de Câncer, Joaquim Branco, Pernambuco registra 99 casos da doença por grupo de 100 mil habitantes.
A proporção é quase três vezes maior do que a média brasileira, de 34 casos por 100 mil habitantes, e cinco vezes mais que a verificada no Rio Grande do Sul.
Assim como o câncer de pênis, disse Branco, a ocorrência da doença no colo do útero também está associada, no Estado, à falta da higiene íntima.
Segundo o médico, em Pernambuco a doença atinge principalmente a mulher de baixa renda, pouco informada e que inicia a vida sexual precocemente, em média aos 11 anos.
Contribuem ainda para o desenvolvimento do câncer de útero no Estado, afirmou Branco, a multiplicidade de parceiros e os abortos clandestinos.
O médico acredita que possa haver relação entre o grande número de casos de câncer de pênis e de colo de útero, em Pernambuco.
Um possível elo de ligação seria o HPV (Humanus Papiloma Vírus), que é associado tanto à doença no pênis quanto no colo do útero.
(FG)

Texto Anterior: Mutilado fica vaidoso e vira 'workaholic'
Próximo Texto: Agricultor só pensa em voltar a trabalhar e ajudar família
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.