São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite a "invasão" de insetos no calor

ANA LÚCIA ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não há como escapar: no campo ou na cidade, os insetos invadem as casas com a chegada dos dias quentes. Baratas, cupins, formigas, moscas, mosquitos e pulgas buscam alimento e proteção dentro de casas e apartamentos.
É possível combatê-los com cuidados básicos, como, por exemplo, nunca deixar alimentos expostos. Outros lugares da casa que facilitam a proliferação de insetos são frestas de azulejos, buracos na parede e rodapés abertos.
Mais difícil é localizar colônias formadas em locais "escondidos". É o caso de formigas e de pulgas, por exemplo.
As formigas costumam se instalar na cozinha. As pulgas, em costuras de sofás e barras de cortinas.
Segundo o biólogo Carlos Wagner Peçanha, a melhor forma para evitar a presença desses insetos é tampar as frestas e aspirar todas as áreas onde ficam os animais domésticos, além de tapetes, carpetes e móveis revestidos com tecidos.
Já os lugares úmidos são os preferidos por baratas e mosquitos, que ali encontram condições ideais para depositar seus ovos.
Mas, quando o imóvel já está infestado, o mais indicado é fazer dedetização com empresas especializadas. Esse serviço também pode funcionar como medida preventiva. Mauro de Sousa, diretor da Sideral, diz que, em casas, a dedetização deve ser feita duas vezes por ano. Já em condomínios, ele recomenda quatro vezes.
Nos prédios, esse serviço deve ser feito nas áreas comuns e dentro dos apartamentos. Isso porque a maioria dos insetos vem da rua. Quando ocorre a dedetização na área comum, os insetos sobem até os apartamentos para se protegerem.

Onde encontrar - Nagasaki, tel. (011) 5666-1444; Tecnomad, tel. (011) 240-8500; Sideral, tel. (011) 5511-0111.

Texto Anterior: Advogada procurou maior privacidade
Próximo Texto: Como evitar a invasão dos insetos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.