São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLD pode ter maioria sozinho no Japão; Sandinista e direitista chegam empatados; Membro da campanha de Clinton é afastado; EUA sabiam que tropa podia ser contaminada; Governo deposto segue para Cabul; Choques causam fuga de 60 mil no Zaire

PLD pode ter maioria sozinho no Japão
Pesquisas indicam que o Partido Liberal Democrático (governista) deve ter cerca de metade das cadeiras no Parlamento do Japão. Se obtiver 251 das 500 cadeiras, o PLD não precisará formar coalizão. O oposicionista Partido da Nova Fronteira deverá diminuir sua representação na eleição de hoje.

Sandinista e direitista chegam empatados
O sandinista (marxista) Daniel Ortega, que liderou a Nicarágua entre 1979 e 1990, e o direitista Arnoldo Alemán chegaram empatados para as eleições presidenciais de hoje, segundo pesquisas de opinião. Alemán tem entre 34% e 45% das intenções de voto, e Ortega, entre 36,7% e 42%.

Membro da campanha de Clinton é afastado
Um dos responsáveis pela arrecadação de fundos da campanha à reeleição do presidente dos EUA, Bill Clinton, foi afastado dessa função, mas manteve-se na Comissão Nacional Democrata. John Huang foi acusado de usar um templo budista para arrecadar dinheiro, o que é proibido por lei.

EUA sabiam que tropa podia ser contaminada
Reportagem do jornal "The New York Times" indicou que os EUA haviam sido avisados por soldados tchecos de que gás venenoso tinha saído de depósitos de armas químicas no Iraque durante a Guerra do Golfo (1991). O Pentágono calcula que pelo menos 15 mil soldados podem ter sido contaminados.

Governo deposto segue para Cabul
Depois de tomar a base área de Bagram, uma conexão próxima à base e a cidade de Qarabagh, as forças do governo deposto do Afeganistão seguiam ontem em direção à capital, Cabul. No mês passado, a cidade foi tomada pela milícia islâmica Taleban, que instituiu regime islâmico.

Choques causam fuga de 60 mil no Zaire
Combates entre o Exército do Zaire e rebeldes tutsis no leste do país causaram a fuga de cerca de 60 mil pessoas da região em torno da cidade de Uvira. Em Kiliba, pelo menos 28 civis morreram por causa dos combates. Os fugitivos são na maioria refugiados da etnia hutu que tinham vindo de Ruanda.

Texto Anterior: PLD pode ter maioria sozinho no Japão; Sandinista e direitista chegam empatados; Presidente sérvia veta eleição municipal; EUA vêem apoio russo a redução nuclear; Premiê libanês visita Clinton e pede armas; Furacão Lili deixa Cuba e segue para Bahamas
Próximo Texto: Europa vive escalada na guerra de gangues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.