São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa vive escalada na guerra de gangues

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

As duas principais gangues da Europa estão travando a mais violenta batalha de uma guerra que já dura mais de 40 anos.
Desde o início do ano, os motoqueiros dos grupos Hell's Angels e Bandidos alternam ataques que já fizeram mais de 30 vítimas (10 mortos) e forçam mudanças nas leis de alguns países (leia abaixo).
"Este foi o pior ano em número de ataques dos dois grupos. A escalada da violência é visível. Além disso, esses grupos estão usando armas muito potentes, aumentando o risco de ferir pessoas inocentes", afirmou à Folha o superintendente da Polícia Nacional da Dinamarca, Axel Herloev.
Os países escandinavos, em especial a Dinamarca, são os principais campos dos conflitos. O último ataque ocorreu no dia 5 passado, durante a festa anual dos Hell's Angels, em Copenhague (capital).
Os Bandidos atacaram a festa com um míssil antitanque, disparado do telhado de um prédio vizinho. Duas pessoas morreram, e dez ficaram feridas.
Armas pesadas
A grande diferença apontada pela polícia entre os recentes conflitos e os do passado são as armas e munição com grande poder de destruição.
Em todos os últimos ataques -de ambas as partes- foram usados mísseis antitanques, granadas ou armas automáticas.
"Há vários casos de roubos em bases militares. É assim que eles conseguem essas armas. Também não é difícil comprar ilegalmente, por meio de contrabando", afirma o policial dinamarquês Mogens Sorensen.
Herloev diz que o fato de os grupos estocarem armamentos em locais desconhecidos assusta os dinamarqueses. "Estamos cercados de bombas que podem explodir a qualquer momento e não sabemos onde elas estão."
Apesar da rivalidade, os Hell's Angels e os Bandidos poderiam ser confundidos se não fossem os símbolos diferentes em suas jaquetas de couro.
Na Europa, os membros das duas gangues são muito parecidos: motoqueiros, entre 20 e 30 anos, brancos e europeus.
Cada grupo tem suas "clubhouses". Nesses "quartéis-generais", as gangues moram, fazem festas, armazenam armamentos e, em alguns casos, vendem drogas.
Só na Dinamarca, os Hell's Angels têm cerca de 50 "clubhouses", segundo a polícia.
Importados
Os Hell's Angels ("Anjos do Inferno") os Bandidos surgiram na década de 40 nos Estados Unidos e hoje têm membros em vários países do mundo, inclusive no Brasil. As duas gangues são as maiores e mais violentas da Europa.

Texto Anterior: PLD pode ter maioria sozinho no Japão; Sandinista e direitista chegam empatados; Membro da campanha de Clinton é afastado; EUA sabiam que tropa podia ser contaminada; Governo deposto segue para Cabul; Choques causam fuga de 60 mil no Zaire
Próximo Texto: Dinamarca proíbe os "quartéis-generais"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.