São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
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Ka será fabricado no Brasil

Ford lança minicarro "futurista" em 97
Na esteira do sucesso dos minicarros orientais, começam a aparecer novos minis europeus. O Ford Ka é o último deles e um dos mais revolucionários. Ele foi apresentado como carro conceitual no Salão de Genebra (Suíça), em 1994, lançado comercialmente no mês passado durante o Salão de Paris, um dos mais importantes eventos automobilísticos mundiais, e será fabricado no Brasil a partir do ano que vem.
Com design futurista radical, meio aeroespacial, o Ka tem bastante personalidade e consegue se destacar da massa de carros pequenos.
E ele é realmente pequeno: mede 3,62 m de ponta a ponta, cerca de 20 cm a menos que o Fiesta, o Uno e o Gol, o que significa mais facilidade para estacionar e agilidade no trânsito urbano.
A direção hidráulica (opcional) e uma excelente visibilidade, proporcionada por uma grande área envidraçada (belos vidros curvos), também é fator positivo nessas duas situações.
O espaço interno é surpreendentemente grande, obtido graças à grande distância entre os eixos das rodas, entre os quais se encaixa a cabine. Ele é previsto para quatro pessoas, que encontram uma porção de porta-objetos por todo o carro, mas um porta-malas reduzido, embora possa ser ampliado regulando-se o encosto do banco traseiro.
Para maior conforto, o Ka tem também como opcionais ar-condicionado e toca-discos laser.
O carro é todo planejado para o uso urbano, embora seu motor 1,3 (com 60 cv de potência) permita incursões pela estrada, mas sem muitas pretensões esportivas. Nesse motor, a economia é o destaque. Segundo a fábrica, o Ka chega a percorrer quase 17 km com um litro de gasolina.
Toda a altíssima tecnologia sugerida pelo design do ka não encontra eco na concepção mecânica: ele é absolutamente convencional, não trazendo nenhuma grande inovação. O que não significa que não seja funcional.
O ka oferece bastante segurança para seus ocupantes. Ele traz carroceria com elementos deformáveis, barras de proteção nas portas, além de airbag (a almofada de ar que se infla à frente dos ocupantes em batidas) e o sistema ABS (que impede a derrapagem em freadas), ambos opcionais. Ele foi aprovado em testes europeus de impacto contra barreiras, sempre bastante rigorosos.
Os candidatos a um Ka nacional ainda vão ter de esperar até meados do ano que vem para rodar em um deles. É pouco tempo para lançar um carro novo, mas o prazo deve ser cumprido, já que o Ka utiliza a base de muitos componentes do atual Fiesta, também da Ford.

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