São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996 |
Próximo Texto |
Índice
Como montar uma gráfica? David Luiz A. de Morais (Bananal, SP) Uma pequena gráfica tradicional trabalha principalmente com impressos diversos (notas fiscais, receituários, cartões e folhetos). Os custos iniciais para montar uma gráfica variam de acordo com o tamanho e as características do equipamento desejado. A gráfica pode ser montada, por exemplo, com uma impressora offset de mesa, guilhotina, dobradeira, encadernadora manual, grampeadora elétrica, scanner, microcomputador, móveis e fac-símile. As máquinas de fotocópia podem ser alugadas. O investimento inicial pode ser estimado em R$ 60 mil para equipamentos e R$ 9 mil para o capital de giro. O custo fixo do empreendimento (aluguel, contador, salários, luz, água e telefone) fica em cerca de R$ 10 mil. Para montar a gráfica, o empreendedor vai precisar de uma área de aproximadamente 150 m². Esse espaço é suficiente para a produção, recepção com balcão, sala de espera, um escritório e um pequeno estoque. O empreendedor deve contratar pelo menos dois empregados especializados na produção e um no atendimento, utilizando ainda um sistema terceirizado para a retirada e entrega dos trabalhos. O lucro do empreendimento é de 15% do faturamento, e o retorno é esperado em 24 meses. Para que o negócio dê certo, a escolha do ponto é decisiva. O empreendimento deve estar localizado perto de escritórios comerciais e locais de muito movimento. As gráficas rápidas, que têm crescido muito, trabalham também com fotocópias preto e branco ou coloridas de alta qualidade. Para a abertura da empresa, o futuro empresário deve providenciar registro na junta comercial, Secretaria da Fazenda e prefeitura. O interessado deve pesquisar na prefeitura as exigências quanto a localização, alvará de funcionamento, fazendo registro também no INSS e no sindicato patronal. Onde encontrar - Sebrae: 0800-780202; Gutemberg Máquinas: (011) 250-4400; Acergraf: (011) 291-8788; Mineira Com. Papéis: (011) 6914-5794; Xerox/CAC: (011) 525-4646. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção. Próximo Texto: Calor eleva venda de bufê de churrasco Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |