São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
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Planet Music cresce com capital externo

Rede de CDs terá mais 3 lojas até o fim do ano

AS
DA REDAÇÃO

A injeção de capital do grupo norte-americano Global Enterteinment na rede de CDs Planet Music tem acelerado o crescimento da empresa.
Até adotar o sistema de franchising, em 1993, toda a rede era representada apenas por uma loja, fundada em 1991, na zona central de São Paulo.
Atualmente, a rede já conta com 36 unidades -12 próprias e 24 franquias. A união com os norte-americanos aconteceu em abril deste ano.
Carlos Branco, diretor-presidente da rede e sócio brasileiro nessa operação, espera que a Planet Music tenha 39 lojas até o final deste ano.
Para o próximo, já estão previstas mais seis inaugurações (Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Santo André e São Bernardo).
O investimento para montar uma franquia da Planet Music pode variar de R$ 150 mil a R$ 2 milhões -no caso de uma "megastore" com 200 m².
Nesse total, já estão incluídas a taxa de franquia (R$ 20 mil), estoque, treinamento e manuais.
Sobre as vendas brutas, a rede cobra 4% de royalties e 3% de taxa de propaganda.
Segundo Branco, uma loja média, com aproximadamente 100 m², requer R$ 50 mil para formar capital de giro, que será usado para repor o estoque.
"O franqueado não pode abrir a loja com dívidas. O valor é destinado principalmente para estoque." Para compor o estoque, o franqueado pode comprar diretamente da gravadora ou optar pela central de compras da rede.
"Cada loja deve ter as preferências regionais da população. Mas é melhor que os grandes lançamentos nacionais sejam comprados em conjunto, para conseguir um desconto maior", declara Branco.

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