São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
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Redes complementares dividem espaço

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dar mais opções ao cliente em um único local e reduzir gastos com ponto são alguns dos atrativos que têm levado algumas franquias a operar no mesmo espaço.
Nos Estados Unidos, berço do franchising moderno, o fenômeno é conhecido como "dual branding" (duas marcas) ou "mutual branding" (várias marcas).
Lá, é possível encontrar várias parcerias, sempre com itens complementares. No Brasil, a estratégia ainda é incipiente.
A unidade Fry Chicken do bairro da Lapa (zona oeste de São Paulo) tem dois anos. O franqueado Gelson Liberman, 30, conta que, há três meses, resolveu abrir uma unidade da Casa do Pão de Queijo no mesmo local.
"O movimento da venda de frango frito era maior no almoço e jantar. Como já tinha duas unidades da Casa do Pão de Queijo, negociei com a empresa e decidi pela complementação", afirma.
Para a instalação, ele mudou a Fry Chicken (que vende frango frito e acompanhamentos) para o primeiro andar e montou a loja de pão de queijo no térreo.
Movimento
Segundo Liberman, a experiência está sendo positiva. "Os horários de movimento das duas marcas são diversos."
Apesar de afirmar que o movimento no ponto aumentou -diz atender 660 pessoas por dia, em média-, ele reconhece que as vendas da Fry Chicken diminuíram cerca de 40% com a mudança.
Ele conta que investiu R$ 30 mil na reforma para acomodar as duas marcas. "Hoje temos clientes que frequentam as duas lojas."
Walter Rost, diretor de franchising da Fry Chicken, afirma que a negociação com Liberman foi "normal". A empresa tem 108 unidades, sendo 45 em São Paulo.
"Nada impede esse tipo de parceria, porque não atrapalha nosso 'mix' de produtos." Segundo Rost, a Fry Chicken divide espaço, também, em duas unidades da rede Rei do Mate.
Complemento
Para Regina Helena Thompson, 44, gerente de expansão da Casa do Pão de Queijo, a empresa aceitou a proposta porque "Liberman é um excelente franqueado". A rede tem 150 unidades.
Segundo ela, não é fácil misturar duas franquias, já que o franqueado deve estar sempre presente no negócio. "Aceitamos porque são conceitos completamente diferentes. Senão, ficaria difícil."
A complementação é o objetivo, também, das redes Bob's e Dunkin'Donuts. Em duas das unidades Bob's de São Paulo há quiosques de venda de "donuts".
Rogério Brás, presidente do Bob's, afirma que a parceria existe há dois anos. "É uma coisa experimental que possibilita analisar como se comportam as duas marcas com produtos complementares."
Experiência
Brás diz que a empresa está avaliando a possibilidade de ampliar esse tipo de experiência, além de outras como lojas em postos de combustível e pequenos "street centers" (galerias e praças de alimentação de rua).
O presidente da rede Bob's afirma que os quiosques Dunkin'Donuts pagam um percentual do faturamento como aluguel do espaço, mas ele não revela quanto.
O Bob's tem 104 lojas e programa estar com 130 até o final do ano.
Josiel D'Almeida, 29, responsável pelo franchising da rede Dunkin'Donuts, afirma que a parceria é uma "idéia-piloto".
Diz, no entanto, que a rede tem expectativas de ampliar os quiosques em lojas Bob's.

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