São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jaguar XK8 oferece luxo e agressividade

MARCELO TADEU LIA
ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

O novo esportivo de luxo do clã Jaguar, o XK8, deve agradar em cheio amantes de veículos velozes e de estilo marcante. Desempenho e suntuosidade se unem na medida certa para formar um modelo que, pela tradição, já nasce clássico.
Os brasileiros terão a oportunidade de apreciá-lo no Salão do Automóvel, a partir de quinta-feira, 24. O XK8, versões cupê (US$ 140 mil) e conversível (US$ 170 mil), estará à venda no país depois do evento.
O design evoca antigos esportivos da marca -XK120, C, D e E-Type, XJ220 e o XJS, seu antecessor- e ganha inspiração nas formas do "leaping cat", o jaguar-símbolo.
O capô do XK8 tem linhas bem rebaixadas, terminando em faróis ovalados. Aliado à grande e também oval entrada de ar, forma um conjunto agradável.
O pára-choque frontal praticamente inexiste -forma, com o capô, um semblante único.
Internamente, o XK8 oferece dois níveis de acabamento: esportivo -painel em tons mais escuros- ou clássico, com estofamento claro e madeira nobre (nogueira) em cores mais vibrantes.
O volante de madeira é forrado em couro nas laterais e no centro. Há controles de áudio (para trocar a estação ou aumentar o volume do rádio), instalados na parte esquerda da direção.
Painel, console, alavanca de câmbio e laterais das portas têm detalhes em madeira e couro.
O novo motor criado para equipar o esportivo, o AJ-V8, oferece desempenho elástico e responde prontamente, quando exigido.
Segundo dados da montadora, o cupê XK8 acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos (o conversível, em 6,7 segundos). A velocidade máxima de ambos beira 250 km/h.
O câmbio automático de cinco marchas garante trocas suaves, sem os solavancos típicos desses equipamentos. Uma falha imperdoável, para quem gosta de dominar plenamente feras como o XK8, é a ausência de uma versão equipada com câmbio mecânico.

O jornalista Marcelo Tadeu Lia viajou à França a convite da Jaguar

Texto Anterior: Tudo sobre o carro
Próximo Texto: Polo Classic tem motor e câmbio dignos da VW
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.