São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
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Polo Classic tem motor e câmbio dignos da VW

LUCIANO SOMENZARI
DO ENVIADO ESPECIAL À ARGENTINA

Os consumidores brasileiros vão receber a partir de janeiro mais um produto feito na Argentina. O Volkswagen Polo Classic 1.8 Mi chega, numa única versão, para substituir o Voyage, que pertencia à mesma família do Gol antes de ser reestilizado, em 1994. O modelo estará exposto no Salão do Automóvel.
A marca não definiu quanto o Polo Classic irá custar no Brasil, mas é certo que o novo modelo se enquadra na mesma faixa de mercado do Kadett, do Fiat Tipo, além do Logus e do Pointer, ambos também da Volkswagen, que custam entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.
A Folha avaliou o Polo Classic nas estreitas ruas do Campo de Mayo, no bairro de Torquato, em Buenos Aires (Argentina).
Considerado um modelo médio, o Polo é um autêntico dois volumes e meio, com quatro portas, de aparência arredondada.
Seu porta-malas saliente, com capacidade para 455 litros, é de comprimento um pouco menor, se comparado aos sedãs comuns.
Por dentro, o acabamento é simples. Os bancos são revestidos com tecido de qualidade apenas razoável.
O painel de linhas curvas e com instrumentos de fácil acesso também não apresenta destaque.
O grande atrativo, porém, fica por conta do motor. Apesar de não ser novo (o conhecido AP 1.800 -Alta Performance de 1.800 centímetros cúbicos), mostra respostas rápidas quando exigido.
A direção é firme, mas a empunhadura do volante de três raios poderia ser melhor.
A suspensão transmite segurança, mesmo incapaz de evitar vibrações em tráfego de solo rugoso.
O câmbio é facilmente identificado como Volkswagen.
Tem engates precisos e macios, só que seu longo curso durante as trocas de marchas reduz as primeiras boas impressões.

O repórter Luciano Somenzari viajou à Argentina a convite da Volkswagen do Brasil.

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