São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996 |
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CARTAS * "Gostaria de saber qual o tipo de preparação para o motor que permite maior vida útil e rendimento: 'blower', turbo ou óxido nitroso. O 'blower' é mais rentável em baixa ou alta rotação?" Ilizeu Granero (Maringá, PR) Resposta Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, nenhuma das três preparações permite sobrevida ao motor. A preparação que menos causa danos aos componentes do motor é o turbo, indicado para carros com motor a álcool. Losacco diz ainda que o 'blower' oferece maior rentabilidade em baixas rotações. Segundo ele, o equipamento é importado e só pode ser adquirido por encomenda. * "Tenho uma picape D20, ano 95, cabine simples. É possível alterar o sistema de tração, já que em terrenos lamacentos só traciona uma roda traseira?" Mozar Luiz Costa (Juiz de Fora, MG) Resposta Segundo o engenheiro mecânico José Roberto Augusto de Campos, do Instituto Mauá, existe o sistema chamado diferencial autoblocante. Com esse equipamento, que pode ser instalado em lojas especializadas, as duas rodas giram juntas em terrenos com lama. * "Tenho um Golf GL 1.8, ano 95. Há restrições para a instalação de trio elétrico, ou seja, retrovisor, espelhos e vidros com acionamento elétrico? Qual o melhor alarme para esse veículo?" Marcelo Lasmar (Divinópolis, SP) Resposta Segundo a Volkswagen, qualquer alteração ou modificação nos veículos produzidos pela montadora podem extinguir a garantia dos mesmos, a menos que sejam feitas por recomendação da própria VW. * "Tenho um Tipo 1.6, ano 94, que apresenta defeito no teto solar, por onde entra água. Além disso, o escapamento é barulhento. Já reclamei diversas vezes, inclusive quando o carro estava na garantia, mas nunca fui atendido." Nelson Aparecido Gonçalves (Mogi Guaçu, SP) Resposta Segundo a Fiat, parte dos reparos foi feita pela concessionária Paola em abril, sem ônus para o leitor. Quanto à tubulação de escapamento, a montadora afirma que, por se tratar de um item que se desgasta com o uso, a substituição ficou a cargo do leitor. * "Sou deficiente físico e tenho uma Elba 1.6, ano 95. Durante uma viagem, o carro parou e teve de ser rebocado. Dois sensores foram trocados, mas o carro sempre apresenta pane na parte elétrica. Além disso, a Elba tem defeitos de acabamento. Indignado com a situação, enviei correspondência à concessionária e ao serviço de atendimento ao cliente da Fiat, mas não obtive resposta." José Paulo de Farias (Tubarão, SC) Resposta Segundo a Fiat, os problemas no carro do cliente foram resolvidos pela concessionária Milão. A Folha entrou em contato com o leitor e soube que a solução encontrada por ele foi a venda do carro. Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou para o e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema apresentado foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção. Texto Anterior: Polo Classic tem motor e câmbio dignos da VW Próximo Texto: Revendas dão descontos de até 16% em carros médios Índice |
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