São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
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Manejo e utilização

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana em que se especula a sua saída, também a semana em que o governo lança nova campanha de propaganda, Sérgio Amaral deu as caras, mais uma vez, na Rede Brasil.
É a rede financiada pelo governo, sob as vistas do próprio secretário de comunicação, embaixador Sérgio Amaral.
Ele tinha bastante a falar, em semana tão interessante. Tratou da relação profissional com as agências, das concorrências, do amadorismo publicitário do governo:
- Para meu desespero, eu vejo medidas muito importantes serem assinadas tarde da noite... Só saírem no "Diário Oficial".
Sobretudo, tratou de si mesmo e do marketing de FHC, que abre nova fase. Do "marqueteiro" Sérgio Amaral:
- O que me ajuda são duas coisas. Primeiro, certa formação na área. Tenho pós-graduação na Universidade de Paris em comunicação política, no momento em que começavam os estudos sobre o marketing político.
- Depois, (foi) comparando com o uso que se faz nos Estados Unidos. O presidente Clinton tem grande mérito, a sua equipe de comunicação e ele próprio, no adequado manejo dos valores simbólicos.
Citou um exemplo, que esclarece certos atos de FHC. Na paz entre israelenses e palestinos, além dos políticos, a "equipe" reuniu crianças israelenses e árabes. No meio, a filha de Clinton.
- A força desta e de outras imagens que eles sabem criar talvez seja, mesmo mais do que a publicidade, um poderoso instrumento. A adequada utilização do elemento simbólico passa com mais força certas mensagens.
Daí, talvez, a nova campanha ser menos direcionada à pessoa do presidente e mais à obra, salientando educação e reforma agrária.
Com FHC ficam o "manejo", a "utilização" da imagem.
A manipulação.

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