São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Amado faz angioplastia hoje

OTÁVIO DIAS
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

"Estou com saudade de ficar bom. Escrever é consequência natural", respondeu o escritor baiano Jorge Amado, 84, diante da pergunta se estaria com vontade de escrever, feita ontem pelo jornalista da Folha.
Amado será submetido a uma angioplastia (intervenção no coração) hoje. Ele está internado desde a última segunda no hospital Aliança, em Salvador, devido a uma crise de angina (dores no peito).
O escritor aceitou receber a Folha por volta das 10h30 de ontem, depois de ser examinado pelo cardiologista clínico Jadelson Andrade, 45. "Disse a Jorge que, se tudo der certo amanhã (hoje), ele poderá voltar a viajar", afirmou Andrade.
O objetivo da angioplastia, que começará às 8h e deverá durar uma hora e meia, é desobstruir uma das principais artérias do coração. Exame de cateterismo feito na terça mostrou a existência de dois pontos de obstrução por placas de gordura. Em um dos pontos, a obstrução chega a ser de 90%.
Será introduzido um cateter (espécie de sonda guiada) com um balão inflável que, ao atingir o local, pressionará a placa de gordura contra a parede da artéria, o que deve reduzir a obstrução para cerca de 30%.
Outro cateter colocará no local um "stent", espécie de mola, que ajudará a manter a artéria desobstruída. Depois, o escritor permanecerá na UTI.
"O que estamos fazendo é muito novo e um pouco ousado para um homem da idade dele", disse Andrade.
Vestindo calção e camiseta branca estampada com a "pomba da paz", de Pablo Picasso, Amado passeou ontem de manhã pelo corredor do hospital durante dez minutos.
"Está cheio de gente", comentou. "Hoje é domingo, dia de visita", respondeu Zélia, que o acompanhava, de braços dados. Em seguida, foram até a varanda, onde o casal debruçou-se e tomou de sol.

Texto Anterior: Exército pode retirar garimpeiros no PA
Próximo Texto: Manejo e utilização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.