São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Entulho nas ruas de SP junta de bidê a carro

DA REPORTAGEM LOCAL

O entulho que se acumula nas ruas de São Paulo esconde surpresas que vão de bidês e cofres até cadeiras de rodas e carros.
A reportagem da Folha percorreu na sexta-feira e ontem o quadrilátero entre as avenidas São João e General Olímpio da Silveira, Pacaembu, Rio Branco e Duque de Caxias e encontrou entulho acumulado havia semanas.
A prefeitura diz que essa região é uma das que mais produz esse tipo de material.
Afonso Celso Teixeira de Moraes, diretor técnico da Limpurb, diz que depositar entulho na rua é ilegal, e que, por isso, não há um programa de coleta desse material.
Em alguns locais, como na esquina das ruas Tupi e Francisco Estácio Fortes, o entulho acumulado desde o domingo anterior estava sob uma placa da prefeitura proibindo o depósito de lixo.
O detalhe é que o entulho começou a se acumular depois que funcionários contratados pela prefeitura para podar árvores do bairro escolheram o local para deixar os galhos podados.
"O lixo tapou o bueiro. Se cair uma chuva e a rua alagar, vão dizer que os moradores jogam lixo na rua", disse Messias Ribeiro, 36, sócio de uma lanchonete da rua.
Já a rua Lopes Chaves é uma das recordistas em tempo de permanência do entulho. No local, foram encontrados dois guarda-roupas, que esperavam remoção havia três dias, um cofre e um carro Kadett, ambos depositados há pelo menos três meses.
A moradora de rua Marisa da Silva Lima, que vive na Lopes Chaves, é testemunha do abandono.
"O carro foi deixado ali por um guincho. Já estava amassado, mas tinha rodas, pneus, motor. Aos poucos foram levando tudo."
O empresário argentino Reinaldo Humberto Rueda, que compra material reciclável de carroceiros, nega que a culpa do entulho na rua seja dos catadores.
"O sujeito faz uma reforma e paga R$ 30,00 a um carroceiro para tirar o entulho. É claro que o catador não vai levar esse material até a Raposo Tavares, onde há um depósito. A culpa é da sociedade."

Próximo Texto: Prefeitura ameaça com multa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.