São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheque roubado leva cliente a cartório

DA REPORTAGEM LOCAL

O Procon-SP (órgão de defesa do consumidor) registrou no primeiro semestre deste ano 1.987 reclamações contra bancos.
Em todo o ano de 1995 foram 2.624. Os principais problemas dizem respeito à cobrança, má prestação de serviços, falha bancária e contratos.
Alberto Teixeira, 37, supervisor de vendas do Jóquei Clube de São Paulo, foi um dos reclamantes do Procon. Cliente do Bamerindus, ele teve seus cheques roubados em dezembro de 1991. Sustou o talão.
Os ladrões usaram quase todas as folhas, que foram devolvidas pelo banco como cheque sustado, até o início de 1992.
Uma, no entanto, no valor de R$ 258, foi usada no final de janeiro de 92 e devolvida por falta de saldo e assinatura irregular, afirma Teixeira.
A loja protestou o cheque em cartório porque não constava sustação. Em março deste ano, o banco cortou o cheque especial em virtude de problemas em cartório, diz o supervisor. "Meu nome está no cartório como não-pagador e a culpa não é minha", diz. "Não posso pagar por um erro que não cometi."
Outro lado
O chefe de serviço da agência Butantã, Paulo Amorim, onde Teixeira possui conta, afirma que o cliente tem razão em sua reclamação.
"O banco está providenciando a solução para o caso. Vamos efetuar o pagamento à loja e pegar a certidão de protesto no cartório", garante. "Com isso, ele vai ficar com a ficha limpa outra vez."
Segundo ele, a correspondência de regularização já foi emitida pelo banco.
Amorim diz que o processo demorou a ser resolvido porque o banco não arquivou o processo de sustação do talão roubado.

Texto Anterior: "Cada banco com seu cliente"
Próximo Texto: Visitantes criticam parque lotado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.