São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinacoteca exibe 41 esculturas de Maillol

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

Com a presença de Dina Vierny, 86, musa de Aristide Maillol (1861-1944), começa hoje a mostra do escultor francês na Pinacoteca, que traz 41 peças de bronze, livros raros ilustrados por ele e uma coleção de fotografias do começo do século que retratam o artista.
Vierny começou a posar para Maillol quando tinha 15 anos. As esculturas "La Rivière", "L'Air" e "La Montagne" foram inspiradas nela, que também já foi modelo de Henri Matisse (1869-1954) e Pierre Bonnard (1867-1947).
Hoje ela é responsável pelo Museu Maillol, em Paris, e pela conservação da obra do escultor.
A exposição vai ocupar cinco espaços diferentes da Pinacoteca, incluindo um jardim criado especialmente para receber seis grandes obras (maiores que 1,70 metro). Além das clássicas "A Mediterrânea", de 1902, e "Leda", de 1900, estarão lá "Vênus sem Braço" (1922), "O Verão" (1911) e "Três Ninfas" (1938).
Os irmãos Olivier e Bertrand Lorquin, filhos de Dina Vierny e, respectivamente, diretor e conservador do Museu Maillol, também acompanharam pessoalmente a montagem da exposição e estarão presentes no vernissage.
Para Olivier Lorquin, a Pinacoteca é ideal para abrigar os trabalhos do escultor. "Este prédio é magnífico, tem uma luz inédita para mim", disse. "O casamento entre as pedras e a luz deste lugar combinam muito bem com a escultura de Maillol."
Maillol e Rodin Um escultor francês ocupando amplos espaços na Pinacoteca. Grandes obras em bronze. O corpo como tema. As semelhanças são muitas e Aristide Maillol tem grandes chances de repetir o sucesso que Auguste Rodin (1840-1917) obteve em São Paulo.
Durante cerca de um mês -entre junho e julho do ano passado- os 58 bronzes de Rodin foram vistos por uma cerca de 150 mil pessoas, sem contar o público carioca do Museu Nacional de Belas Artes. À época, a espera na fila da Pinacoteca chegou a sete horas.

Exposição: Aristide Maillol
Onde: Pinacoteca do Estado (av. Tiradentes, 141, tel. 227-6329)
Vernissage: hoje, às 19h30
Quando: de amanhã a 30 de novembro (terça a domingo, das 10h às 20h)
Quanto: de R$ 2 a R$ 4

Texto Anterior: Iraniano programa espontaneidade
Próximo Texto: Saiba quem foi Maillol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.