São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista insiste em criar CPI dos Bancos

Deputados pressionam Luís Eduardo

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na tentativa de ressuscitar as negociações para instalar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Bancos, a oposição resolveu colocar contra a parede o presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA).
A estratégia do deputado Milton Temer (PT-RJ), autor do pedido da CPI, é "pular" a Comissão de Finanças e Tributação, onde tramita o requerimento da CPI, e delegar à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a responsabilidade de retomar o trâmite do pedido.
O "salto" de uma comissão para outra é previsto no Regimento Interno da Câmara, pois o prazo para a Comissão de Finanças e Tributação analisar o pedido se esgotou e a CCJ é a instância subsequente.
A autorização para agilizar a proposta tem de ser dada por Luís Eduardo. "Se ele não concordar, ficará explícita a vontade do governo de sepultar a CPI", disse Temer. A Comissão de Finanças e Tributação não obtém quórum há seis sessões. O presidente da comissão, deputado Delfim Netto (PPB-SP), responsabiliza a base governista pela obstrução.
(DP)

Texto Anterior: FHC vai definir 42 gerentes de projetos
Próximo Texto: Governo negocia privilégio parlamentar por reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.