São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mal de Parkinson ganha 1º manual

DA REPORTAGEM LOCAL

Informações básicas sobre o que é e como se manifesta a Doença de Parkinson podem melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes. A constatação é da livreira e tradutora Wilma Monteiro que, dois anos atrás, descobriu que era portadora do mal.
Wilma, que vive em Fortaleza e fundou a Associação Parkinson do Ceará, lança hoje em São Paulo um manual para doentes e familiares (69 páginas, R$ 10,00). A doença é provocada pela desintegração de células nervosas que atuam na coordenação motora. Atinge sobretudo pessoas com mais de 60 anos e se manifesta por tremores ou rigidez. Estima-se que no país existam 300 mil doentes.
"Quando soube que tinha a doença eu quis saber o que havia a respeito para ser lido e não achei nada." Wilma passou então a reunir e traduzir informações. O manual que escreveu é baseado em textos do National Parkinson Fundation (EUA), da Associação Brasil Parkinson e tem assessoria do neurologista Wagner Horta.
O livro trata dos aspectos psicológicos de doentes e familiares e sugere exercícios e dieta.

O livro pode ser adquirido na Fundação Brasil Parkinson, tel. (011) 578-8177, ou na Associação Parkinson do Ceará, tel. (085) 990-2987

Texto Anterior: Câmara rejeita cassação do prefeito do Guarujá; Escolas municipais de Campinas terão francês; Preso é achado enforcado em Bauru; Manutenção de trens prejudica 30 mil no Rio
Próximo Texto: Campanha previne deficiência infantil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.